segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vice-ministro japonês acompanha reinício das operações da usina de Ooi

O governo japonês enviou um funcionário de alto escalão à usina nuclear de Ooi, localizada na província de Fukui, região central do Japão, para garantir um reinício seguro das suas atividades.

O vice-ministro da Indústria, Seishu Makino, visitou o centro local de resposta a emergências da usina na segunda-feira. O centro está localizado a aproximadamente 7 quilômetros da usina da cidade de Ooi. A visita do vice-ministro se segue a uma decisão tomada pelo governo, no sábado, de religamento dos reatores 3 e 4 do complexo.

Makino pediu aos governos central e provincial e à operadora da usina, a Companhia de Energia Elétrica de Kansai, que monitorem atentamente o reinício dos reatores e façam o possível para garantir a sua segurança.

O vice-ministro também discutiu os procedimentos de reinício durante uma videoconferência com autoridades da usina nuclear de Ooi, da Agência de Segurança Nuclear e Industrial localizada em Tóquio e de outras organizações.

O governo japonês disse que o vice-ministro vai permanecer no centro para acompanhar o progresso do reinício das operações dos 2 reatores até que estes atinjam plena capacidade. Também se espera que ele tome a liderança no caso de ocorrência de emergências.

O governo provincial de Fukui havia solicitado ao governo central que monitorasse os procedimentos em tempo integral como uma condição para o reinício das operações da usina de Ooi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário