sábado, 27 de outubro de 2012

Beaujolais Nouveau 2012 chega ao Japão

O primeiro lote do vinho Beaujolais Nouveau 2012 chegou ao Japão.

Este vinho jovem é feito de uvas colhidas este ano na região de Beaujolais, na parte central da França. O vinho estará à venda em todo o mundo a partir de 15 de novembro.

Um avião transportando mais de 3 mil garrafas do vinho francês aterrissou no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, na manhã de sábado.

Importadores afirmam que esperam trazer cerca de 7,2 milhões de garrafas. E acrescentam que o vinho deste ano é leve e suave, apesar de preocupações sobre a influência de verão ameno na região de Beaujolais.

Criador de videogames japonês é condecorado na Espanha

Um conhecido criador de uma popular série de jogos eletrônicos foi condecorado na Espanha com o prêmio Príncipe das Astúrias para Comunicação e Humanidades deste ano.

Shigeru Miyamoto, diretor executivo da fabricante japonesa de jogos Nintendo, participou de uma cerimônia de entrega de prêmios na cidade de Oviedo, no norte da Espanha na sexta-feira. Ele criou uma grande variedade de jogos eletrônicos, inclusive o bastante popular Super Mario Bros. Muitos acreditam que ele é o pai da era moderna de videogames.

A Fundação Príncipe das Astúrias declarou que Miyamoto transformou o videogame em uma revolução social, criando um meio capaz de aproximar pessoas independente de sexo, idade e condição social ou cultural

Ministros da zona do euro irão realizar teleconferência para discutir ajuda à Grécia

Ministros das finanças da zona do euro vão realizar uma teleconferência na próxima semana para discutir o plano de assistência à Grécia.

A Grécia e seus credores internacionais estão no estágio final de negociações envolvendo um acordo sobre medidas de austeridade específicas necessárias para a liberação de um empréstimo de 31,5 bilhões de euros.

Um porta-voz de Jean-Claude Juncker, o premiê de Luxemburgo e presidente da reunião de países da zona do euro, disse à NHK na sexta-feira que os 17 ministros das finanças vão realizar a teleconferência na quarta-feira.

Os ministros devem discutir o momento para a implementação do pacote de resgate depois que forem informados sobre o progresso nas negociações com o governo grego. Eles devem também discutir a solicitação da Grécia de prorrogar, até 2016, o prazo para que o país atinja a meta de restauração fiscal.

Violência étnica em Mianmar deixa 67 mortos

Confrontos entre budistas e muçulmanos estão aumentando em Mianmar. A violência reiniciada no começo desta semana provocou 67 mortes.

O governo de Mianmar declarou estado de emergência no estado de Rakhine, na região oeste do país. Esta é a região onde é mais alta a tensão entre a maioria budista da população e a minoria muçulmana Rohingya.

Autoridades do governo declararam que conflitos étnicos começaram no domingo e que não há sinais de melhora na situação. Eles afirmam que as mortes ocorreram durante confrontos violentos e com os disparos da polícia contra hordas fora de controle.

A violência teve início em maio quando uma mulher budista foi atacada por um grupo supostamente muçulmano. A causa da violência seria o profundo preconceito dos budistas contra os muçulmanos. A situação coloca em perigo os esforços do governo para promover a democracia e a reconciliação.

Coreia do Norte mostra uma das zonas econômicas à mídia japonesa

A Coreia do Norte mostrou, pela primeira vez, uma das zonas econômicas especiais do país à imprensa japonesa.

A NHK e outras mídias do Japão foram autorizadas a visitar a zona econômica especial em Rason, que se localiza na província de Hamgyongpukdo, a nordeste do país, na fronteira com a China e a Rússia.

O porto da zona, voltado para o Mar do Japão, tem 3 cais com grandes guindastes. O primeiro cais está sob leasing de longo prazo pela China para o transporte de carvão a ser utilizado no país. A Rússia está efetuando leasing do terceiro cais, onde obras de reparo estão em andamento no momento.

Autoridades norte-coreanas explicaram que, em uma fábrica de processamento de produtos pesqueiros, 30 mil toneladas de caranguejos e mariscos são processados por ano para serem exportados à China e à Rússia.

Aparentemente, o governo norte-coreano quer mostrar ao Japão que está reconstruindo a economia com a cooperação de estados amistosos, apesar das sanções econômicas impostas pelo Japão, entre outros países.

Continua o suicídio de tibetanos na China

Outro tibetano morreu após atear fogo ao seu próprio corpo em protesto contra o domínio chinês.

Segundo a agência de notícias da China, a Xinhua, um homem de 23 anos morreu na sexta-feira em um condado da Região Autônoma Tibetana de Gannan, província de Gansu. Acredita-se que o homem tenha se matado em protesto à repressão do governo chinês contra as atividades religiosas praticadas por tibetanos.

Na sexta-feira, um grupo de direitos humanos com base nos Estados Unidos anunciou que um agricultor tibetano de 24 anos ateou fogo ao seu próprio corpo no mesmo condado na quinta-feira. O grupo disse que este é o quarto caso de suicídio de tibetanos só nesta semana.

Ex-presidente provoca divergência de opiniões entre sul-coreanos

m antecipação à eleição presidencial na Coreia do Sul em dezembro, está sendo realizado um intenso debate sobre o desempenho de um ex-presidente.

Uma cerimônia foi realizada na sexta-feira, no cemitério nacional em Seul, em homenagem ao ex-presidente Park Chung-hee que foi assassinado há 33 anos durante o exercício do cargo. Park Chung-hee é o pai de Park Geun-hye, que está concorrendo na eleição presidencial como candidata do situacionista Partido Saenuri.

Os participantes elogiaram o trabalho do ex-presidente e afirmaram que esperam ver outro líder forte como ele, que possa ajudar no crescimento econômico do país.

Também, no mesmo dia, simpatizantes do partido oposicionista realizaram uma manifestação em Seul. Eles criticaram o ex-presidente pela repressão a movimentos democráticos.

Como as pesquisas indicam que Park Geun-hye está liderando a corrida presidencial, a tensão está aumentando entre partidos de situação e oposição sobre o desempenho do falecido líder.

Operação de lojas japonesas é reiniciada na China

Uma empresa varejista do Japão reiniciou a operação de duas de suas três lojas de departamentos na China no sábado depois de 6 semanas, em meio à segurança reforçada.

As 3 lojas da Heiwado, na província de Hunan, foram atacadas e saqueadas em 15 de setembro por manifestantes que protestavam contra a nacionalização das Ilhas Senkaku pelo Japão. A empresa estima que os danos totalizem mais de 40 milhões de dólares.

A firma prevê que a visita de clientes às lojas sofra uma redução de 40 por cento em relação à média antes do fechamento. O gerente da Heiwado na China, Masayuki Sutani, disse que ainda está preocupado se eles poderão ou não continuar a operação normal das lojas.

Japão adia treinamento militar com EUA em ilha remota

O governo japonês decidiu adiar um treinamento militar conjunto com os Estados Unidos.

A decisão foi tomada uma vez que navios de patrulha da China continuam navegando no Mar da China Oriental em torno das Ilhas Senkaku, reivindicadas também pela China e Taiwan. Aparentemente, o governo japonês quer evitar o aumento de tensões bilaterais.

As Forças de Autodefesa do Japão e as forças americanas em território japonês planejavam realizar um treinamento de larga escala no início do próximo mês. O treinamento em uma ilha não habitada do Japão tinha como objetivo incrementar a capacidade de defesa das ilhas japonesas a sudoeste do país.

Noda visita Iwate para verificar grau de recuperação após o desastre

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, se reuniu com o governador de Iwate para discutir o processo de recuperação após o terremoto e tsunami em março do ano passado. Iwate é uma das províncias mais afetadas pelo desastre.

Noda visitou sábado a província para inspecionar o progresso da recuperação na região. Durante as conversações com o governador de Iwate, Takuya Tasso, o premiê disse que o governo central vem oferecendo assistência às vítimas na vida cotidiana, assim como no trabalho para a reconstrução da infraestrutura.

Noda afirmou também que o ritmo de recuperação deve ser acelerado, usando efetivamente medidas especiais para este fim. Ele mencionou que o gabinete aprovou, na sexta-feira, um novo subsídio para financiar projetos envolvendo empresas de pequeno e médio porte e varejistas, atingidos pela catástrofe, para que possam iniciar novos negócios em conjunto.

Em resposta, o governador Tasso disse que medidas orçamentárias para oferecer ajuda financeira a firmas de pequeno e médio porte deveriam contribuir para que a vida das pessoas possa voltar ao normal. Ele manifestou também a esperança de que os governos provincial e central possam se unir para atender às suas necessidades.