segunda-feira, 4 de junho de 2012

Micro RNA pode tratar transtornos do sistema nervoso

Cientistas japoneses de pós-graduação da Universidade de Nagoya descobriram que uma substância conhecida como ácido microrribonucleico, ou micro RNA, pode ser efetivo para a cura de transtornos no sistema nervoso, como o mal de Parkinson.

Anteriormente, o uso do micro RNA era buscado pelos cientistas principalmente para o tratamento de câncer.

O grupo de cientistas diz que a pesquisa está na fase de testes em animais, mas que a descoberta de mais micro RNAs para diferentes tipos de doenças vai permitir a cura delas.

Japão, Estados Unidos e Austrália realizam treinamento naval conjunto

Japão, Estados Unidos e Austrália iniciarão, na quarta-feira, um treinamento naval conjunto de três dias ao largo do sudoeste do Japão.

Na segunda-feira, a fragata da Marinha Real da Austrália, Ballarat, partiu da base marítima da Força de Autodefesa do Japão em Kure, na província de Hiroshima, junto com destróier japonês, Shimakaze. A fragata australiana havia chegado em Kure na última quinta-feira.

O treinamento conjunto será conduzido em águas a sudeste de Kyushu e incluirá embarcações e aeronaves participando de exercícios de combate contra submarinos. O treinamento está sendo realizado aparentemente com a ideia da força naval chinesa em mente.

Presidente da Toyota demonstra preocupação com a indústria automotiva do Japão

O presidente da Toyota Motor, Akio Toyoda, demonstrou preocupação em relação à indústria automotiva do Japão, no contexto das dificuldades com a alta do iene e a queda dos preços das ações e outras questões.

Toyoda, que também é presidente da Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão, disse que a alta permanente do iene está sendo um forte choque para os fabricantes. Ele ainda disse que a única opção dos fabricantes de carros é continuar trabalhando para lidar com o clima de dificuldade dos negócios.

Toyoda citou a crise da dívida da Europa como uma provável causa para o declínio no mercado de ações e disse esperar que os preços das ações retomem o nível que reflita as condições da economia do Japão.

Banco do Japão atento à valorização do iene

O presidente do Banco do Japão disse que a instituição vai manter um olhar atento sobre o tipo de impacto que a alta do iene deve ter sobre o país.

Masaaki Shirakawa falou durante um seminário ocorrido na segunda-feira que o iene está se valorizando devido à crise da dívida na Europa. Isso estaria levando os investidores a comprarem iene, que é uma moeda relativamente estável, como uma forma de diminuição de riscos.

Ele também afirmou que o banco está bastante atento aos possíveis impactos de um iene mais valorizado sobre as expectativas do mercado, que pode criar riscos ao futuro da economia do Japão.

Shirakawa enfatizou que existe um limite para garantir plena recuperação econômica por meio apenas de flexibilização monetária.

Bolsa de Valores de Tóquio registra menor índice em 28 anos

As ações do mercado de Tóquio sofreram uma forte queda na segunda-feira, com o indicador mais abrangente, o TOPIX, atingindo o menor índice em 28 anos, em um contexto de dúvidas sobre a saúde da economia global.

O índice TOPIX, a média de todas as ações da primeira seção da bolsa, caiu 13 pontos, chegando a 695. Esse é o patamar mais baixo desde dezembro de 1983.

O principal índice do Japão, a média Nikkei de 225 ações selecionadas, perdeu 144 pontos, terminando o pregão em 8.295, seu nível mais baixo em 6 meses.

Ações de grandes exportadoras, tais como a Sony e a Panasonic, sofreram a maior queda em 32 anos durante as negociações, pois a alta do iene em relação ao dólar e ao euro pode prejudicar seus ganhos.

Fontes do mercado dizem que as ações caíram de maneira generalizada devido às preocupações permanentes sobre a crise da dívida europeia e às incertezas sobre a economia dos Estados Unidos.

Bastidores do remanejamento do gabinete japonês

Hoje entrevistamos Masayo Nakajima, comentarista político da NHK World, a respeito dos bastidores do remanejamento do gabinete do premiê japonês Yoshihiko Noda, e os desafios que aguardam este novo gabinete.
Perguntamos a ele por que o premiê recompôs seu gabinete neste momento.

O comentarista diz que a oposição estava colocando o premiê Noda contra a parede. Sem ouvir a oposição, ele não poderia levar adiante seu mais importante projeto de lei, o do aumento do imposto sobre o consumo. O premiê já havia afirmado que colocaria em risco sua carreira política para aprovar o projeto. O principal partido oposicionista, o Liberal Democrático, deixou claro que não havia chance de cooperar com o premiê se ele não substituísse os ministros censurados.

A crise da dívida europeia tomando proporções globais gera temores a respeito do enorme déficit fiscal do Japão. Se Noda não puder aprovar o projeto de lei, ele terá que renunciar ou convocar eleições gerais para assumir a responsabilidade. Neste caso, o Japão, que teve um rodízio de primeiros-ministros nos últimos anos, poderia ter o seu sétimo premiê em 6 anos.

Sobre o futuro do projeto e do premiê, o comentarista diz que a aprovação do projeto de lei não vai ser fácil. O Partido Liberal Democrático está exigindo a retirada das principais promessas de campanha eleitoral do Partido Democrata, além da criação de um novo programa de previdência que inclua um sistema de aposentadoria mínima. Contudo o premiê não gosta de ser chamado de mentiroso.

Por outro lado, o premiê não tem outra escolha a não ser aceitar as demandas da oposição se quiser aprovar o projeto de aumentar o imposto sobre o consumo, isto porque a oposição controla a Câmara Alta do Parlamento, e sem a ajuda da oposição, o governo não consegue aprovar nenhum projeto de lei. O premiê Noda também enfrenta um grande número de políticos dentro de seu próprio partido, que são contra o aumento tributário. Portanto ainda não se pode dizer se o Japão conseguirá resolver a questão do seu déficit fiscal ou mesmo quem estará liderando o país no próximo ano.

Este foi o Comentário.

Fabricantes japonesas de eletrônicos vão reestruturar negócios de telas de LCD

Grandes fabricantes japonesas de eletrônicos estão tomando medidas para reestruturar os seus negócios de telas de cristal líquido.

A decisão foi tomada depois de registradas grandes perdas devido à estagnação da venda de televisores e ao aumento da competição com companhias estrangeiras.

A Sharp recentemente apresentou novas telas de LCD para tablets. A companhia está expandindo sua linha de telas grandes para televisores com investimentos de uma fabricante de Taiwan.

Comitê estuda preparação para futuro terremoto

Um comitê governamental conjunto iniciou o estudo de formas de preparação para um terremoto e um tsunami de grandes proporções que devem ocorrer na costa do Pacífico do Japão.

Autoridades de aproximadamente 130 ministérios, agências e governos locais, assim como representantes de companhias de telecomunicações e de eletricidade, participaram de um encontro em Osaka na segunda-feira.

O comitê vai traçar um plano de emergência em caso de desastre para o grande terremoto esperado para ocorrer na fossa de Nankai, na costa do Pacífico do Japão. No passado, um grande número de terremotos e tsunamis tiveram como origem tal fossa, que está localizada bem abaixo da superfície e que se estende por quase 900 quilômetros entre as regiões central e oeste do Japão.

O comitê é o primeiro do tipo a ser criado na região com uma base permanente.

Ministro japonês diz não considerar queda das ações um reflexo da economia do Japão

O ministro das Finanças do Japão, Jun Azumi, afirmou que a queda das ações em Tóquio não reflete o verdadeiro estado da economia japonesa.

Ele fez a declaração segunda-feira depois de ocorrer uma acentuada queda no valor das ações na Bolsa de Valores de Tóquio.

Azumi afirmou que a demanda do mercado interno no Japão é sólida e que o nível de consumo é bom. Ele instou nações europeias a fazerem um esforço maior para resolver o problema de dívida pública. Segundo o ministro das Finanças do Japão, as autoridades governamentais europeias e a Europa como um todo devem tomar medidas para reconquistar a confiança do resto do mundo.

O iene permaneceu em alta no mercado de Tóquio na segunda-feira. Às 17 horas, o dólar estava sendo negociado entre 77,99 ienes e 78,00 ienes, com recuo de 0,50 iene em relação à cotação da tarde de sexta-feira.

Azumi recusou tecer comentários sobre a flutuação do iene. Na sexta-feira, no entanto, ele havia sugerido uma intervenção do governo no mercado para frear a alta do iene em relação ao dólar e ao euro. O ministro disse que medidas decisivas devem ser tomadas se a variação excessiva continuar.

O novo gabinete do primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, foi anunciado na segunda-feira. A reestruturação do gabinete incluiu a troca de 2 ministros, após pressão exercida pela oposição para que deixassem os cargos. Satoshi Morimoto, professor da Escola de Pós-Graduação da Universidade Takushoku, vai suceder Naoki Tanaka no cargo de ministro da Defesa. Tanaka e Takeshi Maeda, ocupante da pasta de Transportes e Infraestrutura, foram alvo de moção de censura aprovada em abril pela Câmara Alta, controlada pela oposição. Yuichiro Hata, chefe do Partido Democrata para Assuntos Parlamentares na Câmara Alta assumiu o cargo de ministro de Transportes e Infraestrutura. Ele é filho do ex-primeiro-ministro Tsutomu Hata. Durante o anúncio da reestruturação, Noda disse que a formação do novo gabinete representa uma tentativa de conseguir a aprovação de projetos de reforma do sistema de bem-estar social e tributário até o fim da atual sessão parlamentar. Ele também afirmou que vai buscar o diálogo com o Partido Liberal Democrático e com outros partidos de oposição para buscar uma base comum sobre os projetos de lei.

O Ministro da Indústria e do Comércio do Japão disse que seu país está pronto para ajudar a estabelecer uma área de livre comércio na região da Ásia e do Pacífico.

Na segunda-feira Yukio Edano participou da reunião de ministros do comércio da APEC na Rússia na cidade de Kazan, que fica no centro do país. O fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, do qual participam 21 nações, incluindo Estados Unidos, China e Japão, está discutindo passos em direção à liberalização do comércio regional e dos investimentos.

Ao falar aos repórteres antes da conferência de dois dias, Edano enfatizou o importante papel do Japão nas conversas, dizendo que ele manterá contato próximo com as outras partes para levar à frente a criação de parcerias econômicas regionais.

Edano se encontrará com o representante da pasta de Comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk, paralelamente aos encontros oficiais. Os Estados Unidos estão pedindo maior abertura do mercado automotivo do Japão como um pré-requisito à participação desse país nas negociações da Parceria Transpacífica, TPP.

Os Ministros do Comércio da APEC emitirão uma declaração na terça-feira, no encerramento das discussões.

Reestruturação do gabinete japonês inclui a troca de 2 ministros

O novo gabinete do primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, foi anunciado na segunda-feira.

A reestruturação do gabinete incluiu a troca de 2 ministros, após pressão exercida pela oposição para que deixassem os cargos.

Satoshi Morimoto, professor da Escola de Pós-Graduação da Universidade Takushoku, vai suceder Naoki Tanaka no cargo de ministro da Defesa. Tanaka e Takeshi Maeda, ocupante da pasta de Transportes e Infraestrutura, foram alvo de moção de censura aprovada em abril pela Câmara Alta, controlada pela oposição.

Yuichiro Hata, chefe do Partido Democrata para Assuntos Parlamentares na Câmara Alta assumiu o cargo de ministro de Transportes e Infraestrutura. Ele é filho do ex-primeiro-ministro Tsutomu Hata.

Durante o anúncio da reestruturação, Noda disse que a formação do novo gabinete representa uma tentativa de conseguir a aprovação de projetos de reforma do sistema de bem-estar social e tributário até o fim da atual sessão parlamentar. Ele também afirmou que vai buscar o diálogo com o Partido Liberal Democrático e com outros partidos de oposição para buscar uma base comum sobre os projetos de lei.