segunda-feira, 4 de junho de 2012

O novo gabinete do primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, foi anunciado na segunda-feira. A reestruturação do gabinete incluiu a troca de 2 ministros, após pressão exercida pela oposição para que deixassem os cargos. Satoshi Morimoto, professor da Escola de Pós-Graduação da Universidade Takushoku, vai suceder Naoki Tanaka no cargo de ministro da Defesa. Tanaka e Takeshi Maeda, ocupante da pasta de Transportes e Infraestrutura, foram alvo de moção de censura aprovada em abril pela Câmara Alta, controlada pela oposição. Yuichiro Hata, chefe do Partido Democrata para Assuntos Parlamentares na Câmara Alta assumiu o cargo de ministro de Transportes e Infraestrutura. Ele é filho do ex-primeiro-ministro Tsutomu Hata. Durante o anúncio da reestruturação, Noda disse que a formação do novo gabinete representa uma tentativa de conseguir a aprovação de projetos de reforma do sistema de bem-estar social e tributário até o fim da atual sessão parlamentar. Ele também afirmou que vai buscar o diálogo com o Partido Liberal Democrático e com outros partidos de oposição para buscar uma base comum sobre os projetos de lei.

O Ministro da Indústria e do Comércio do Japão disse que seu país está pronto para ajudar a estabelecer uma área de livre comércio na região da Ásia e do Pacífico.

Na segunda-feira Yukio Edano participou da reunião de ministros do comércio da APEC na Rússia na cidade de Kazan, que fica no centro do país. O fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, do qual participam 21 nações, incluindo Estados Unidos, China e Japão, está discutindo passos em direção à liberalização do comércio regional e dos investimentos.

Ao falar aos repórteres antes da conferência de dois dias, Edano enfatizou o importante papel do Japão nas conversas, dizendo que ele manterá contato próximo com as outras partes para levar à frente a criação de parcerias econômicas regionais.

Edano se encontrará com o representante da pasta de Comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk, paralelamente aos encontros oficiais. Os Estados Unidos estão pedindo maior abertura do mercado automotivo do Japão como um pré-requisito à participação desse país nas negociações da Parceria Transpacífica, TPP.

Os Ministros do Comércio da APEC emitirão uma declaração na terça-feira, no encerramento das discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário