domingo, 24 de junho de 2012

Indústrias japonesas adicionam a eletrodomésticos funções de smartphones

Indústrias japonesas de eletrodomésticos lançam novos aparelhos que apresentam funções compatíveis com smartphones.

A Panasonic lançou este mês um novo forno de micro-ondas que tem temperatura e tempo de aquecimento ajustados automaticamente quando se posiciona próximo ao aparelho um smartphone com dados relacionados.

A Sharp desenvolveu um aspirador de pó com formato achatado e circular que traz uma pequena câmera controlável por smartphones.

O Instituto de Pesquisa MM calcula que, no ano fiscal encerrado em março, as vendas de smartphones no Japão excederam 24 milhões de unidades. Foi mais ou menos o triplo do total registrado no ano anterior.

Nave chinesa faz acoplagem manual com laboratório espacial

Os astronautas a bordo da nave chinesa Shenzhou 9 tiveram êxito na realização de uma acoplagem manual com um laboratório espacial que se encontra em órbita terrestre.

Na segunda-feira passada, a China concluiu a sua primeira acoplagem com o módulo Tiangong 1, com tripulação, por controle automático. A nave foi removida do módulo domingo. Os astronautas concluíram a acoplagem manual pouco antes da 5 horas - horário mundial.

Prevê-se a realização da acoplagem manual para casos de falha no controle automático. A sucessão de êxitos tem dado fôlego ao plano da China de construir uma estação espacial permanente até 2020.

Treinamentos com aviões Osprey estão previstos para Okinawa e outras partes do Japão

Um relatório do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos revela que há um plano para a realização de voos de treinamento da aeronave de transporte Osprey em seis diferentes rotas no Japão, além das previstas para a província de Okinawa, no sul do país.

Foi divulgado este mês o relatório com avaliação do impacto ambiental dos voos de treinamento dos aviões Osprey, em antecipação ao emprego das aeronaves na Base Aérea de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais americano, em Okinawa. Os aviões Osprey podem decolar e aterrissar verticalmente, como fazem os helicópteros, além de voar horizontalmente, como aeronaves comuns, sem hélices basculantes.

O plano de voos de treinamento inclui três rotas sobre a ilha de Honshu, a maior do Japão, e três outras rotas sobre as ilhas de Shikoku e Kyushu, na região sudoeste do país.

O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos planeja realizar no ano que vem um total de 330 sessões de voos de treinamento, inclusive de baixa altitude e para treinamento noturno.

Em abril, um avião Osprey caiu em um treinamento conjunto realizado no Marrocos, acidente a que se seguiu outro, este mês, no Estado americano da Flórida. Verifica-se crescente oposição ao emprego das aeronaves em Okinawa e em outras partes do Japão.

Japão pede aumento da produção e exportação de gás natural

O ministro da Indústria do Japão, Yukio Edano, vai pedir um aumento na produção e exportação do gás natural durante o Fórum de Cooperação da Região da Ásia e do Pacífico, que será realizado na segunda-feira em São Petersburgo, na Rússia.

O encontro ministerial contará com a participação de 21 membros do fórum, que devem discutir maneiras de assegurar o suprimento estável de energia. O pedido de Edano, dirigido às nações produtoras de gás, tem como objetivo diversificar os fornecedores do produto, uma fonte de energia alternativa às usinas nucleares.

Edano pretende também explicar a política do Japão para a redução de sua dependência da energia nuclear e a decisão de reiniciar dois reatores nucleares para lidar com a possível falta de energia prevista para os meses do verão no hemisfério norte, de julho a setembro.

Frutos do mar ao largo de Fukushima são considerados seguros

Substâncias radioativas foram detectadas em produtos marinhos pescados ao largo da província de Fukushima na primeira captura experimental que é feita na região desde o acidente nuclear de março de 2011.

A Federação Provincial de Associações de Cooperativas de Pesca informou sábado que, em três tipos de amostras experimentais selecionados pela entidade, foram constatados níveis de radiação inferiores aos detectáveis por radioscópio. Dois tipos de polvo e um tipo de mexilhão capturados sexta-feira foram submetidos a testes de radiação em instalações portuárias da cidade de Soma.

O polvo e o mexilhão serão cozidos e processados industrialmente antes de sua venda em supermercados do município na próxima semana.

Até o fim do mês a entidade de pesca planeja realizar uma nova rodada de captura para sua eventual venda em Tóquio e outros grandes mercados.

Japão deverá gastar mais de US$ 50 bilhões com reconstrução

O Ministério dos Transportes e Infraestrutura do Japão estima que serão de mais de 50 bilhões de dólares os gastos públicos com a reconstrução de áreas da região nordeste do país no ano fiscal que se encerra em março e que serão criados cerca de 500 mil empregos.

Os cálculos da pasta se referem a gastos e ao impacto econômico resultante da construção de estradas, prédios e portos em áreas afetadas pela catástrofe do ano passado.

O ministério calcula que dispêndios dos governos central, provinciais e municipais ficarão em torno de 52,8 bilhões de dólares no atual exercício financeiro. A cifra é 2,8 vezes maior que a do ano fiscal anterior.

Além disso, a pasta diz que obras de reconstrução poderão criar uma nova demanda em setores relacionados, inclusive no siderúrgico e no de transportes, totalizando 50,7 bilhões de dólares.

O ministério prevê que os gastos serão responsáveis por uma elevação de mais de 1% no Produto Interno Bruto do Japão no atual ano fiscal e que eles criarão 498 mil postos de trabalho.

O governo japonês aprovou plano quinquenal que prevê obras intensivas de reconstrução pós-desastre até o ano fiscal de 2015.

Partidos japoneses discutem votação de projeto de lei para aumento do imposto sobre consumo

No Japão, membros do governista Partido Democrata e dos oposicionistas Liberal Democrático e Komei, entre outros, concordaram que vão realizar na terça-feira, conforme planejado, uma votação dos projetos de lei sobre mudanças na previdência social e situação fiscal, incluindo o projeto para aumentar o imposto sobre consumo.

Os encarregados de assuntos parlamentares dos três partidos e de outras legendas discutiram o cronograma da votação no domingo, durante um programa de debates da NHK na televisão.

Koriki Jojima, do Partido Democrata, disse que um comitê especial da Câmara Baixa sugeriu a terça-feira como o dia para a votação. Jojima disse ainda que essa data não deve ser cancelada por questões internas do partido.

Fumio Kishida, do Partido Liberal Democrático, disse ser lamentável que a votação tenha sido adiada por razões internas do Partido Democrata, contrariamente ao plano original do primeiro-ministro Yoshihiko Noda e da promessa feita por seu partido durante um encontro de líderes dos três partidos sobre a realização, o quanto antes, dessa votação.

Noda quer que as leis sejam aprovadas como parte dos esforços para lidar com a saúde fiscal do Japão, mas o ex-líder do Partido Democrata, Ichiro Ozawa, e seus simpatizantes, disseram que vão votar contra os projetos de lei.