domingo, 24 de junho de 2012

Japão deverá gastar mais de US$ 50 bilhões com reconstrução

O Ministério dos Transportes e Infraestrutura do Japão estima que serão de mais de 50 bilhões de dólares os gastos públicos com a reconstrução de áreas da região nordeste do país no ano fiscal que se encerra em março e que serão criados cerca de 500 mil empregos.

Os cálculos da pasta se referem a gastos e ao impacto econômico resultante da construção de estradas, prédios e portos em áreas afetadas pela catástrofe do ano passado.

O ministério calcula que dispêndios dos governos central, provinciais e municipais ficarão em torno de 52,8 bilhões de dólares no atual exercício financeiro. A cifra é 2,8 vezes maior que a do ano fiscal anterior.

Além disso, a pasta diz que obras de reconstrução poderão criar uma nova demanda em setores relacionados, inclusive no siderúrgico e no de transportes, totalizando 50,7 bilhões de dólares.

O ministério prevê que os gastos serão responsáveis por uma elevação de mais de 1% no Produto Interno Bruto do Japão no atual ano fiscal e que eles criarão 498 mil postos de trabalho.

O governo japonês aprovou plano quinquenal que prevê obras intensivas de reconstrução pós-desastre até o ano fiscal de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário