terça-feira, 3 de julho de 2012

Voo de nova companhia aérea de baixo custo aterrissa em Hokkaido

O primeiro voo de uma nova companhia aérea de baixo custo, a Jetstar Japan, aterrissou em Hokkaido, norte do Japão.

O voo que partiu do aeroporto de Narita chegou ao aeroporto New Chitose na terça-feira de manhã com 180 passageiros a bordo.

O aeroporto New Chitose já havia recebido outra companhia de baixo custo, a Peach Aviation, em março deste ano. Uma terceira linha aérea desse tipo, a AirAsia Japan, deve começar a voar a partir do próximo mês.

Japão começa a emitir visto de 3 anos para chineses que visitarem áreas atingidas pelo desastre de 2011

O Ministério dos negócios Estrangeiros do Japão começou a emitir vistos de múltiplas entradas para turistas chineses que planejam visitar regiões atingidas pelo desastre do ano passado.

O governo espera usar o turismo para incentivar a economia das províncias do nordeste do Japão, Iwate, Miyagi e Fukushima.

Turistas chineses que tenham uma renda acima de determinado patamar podem pedir o visto de múltiplas entradas de validade de 3 anos.

Os requisitantes precisam apresentar um programa de viagem demonstrando que planejam visitar pelo menos uma das três províncias.

Governo japonês determina diretrizes para ingresso em novo órgão regulador nuclear

O governo japonês decidiu que qualquer pessoa com vínculos próximos à indústria nuclear do país será excluída de um novo órgão regulador que será formado no mês de setembro.

A nova comissão vai consistir de um presidente e quatro especialistas em reatores nucleares ou terremotos.

As diretrizes do governo proíbem qualquer pessoa de assumir um posto na comissão, caso tenha trabalhado para operadoras, construtoras de reatores ou outras empresas vinculadas ao setor nuclear nos últimos três anos.

Descartam ainda aqueles que receberam mais de 6 mil dólares anuais de empresas nucleares.

Caso os membros do comitê sejam professores universitários, eles precisarão revelar quaisquer vínculos que tenham com ex-alunos e a indústria nuclear.

Zonas úmidas do Japão são acrescentadas à lista da Convenção de Ramsar

A Convenção de Ramsar sobre Zonas Úmidas acrescentou 9 áreas do Japão à sua lista, elevando o número de áreas japonesas registradas para 46.

O tratado internacional, adotado em 1971, em Ramsar, Irã, provê uma estrutura para a conservação e o uso sustentável de áreas úmidas e seus recursos.

Os 9 sítios foram formalmente registrados à frente de um encontro dos países signatários, que começa em Bucareste, Romênia, na sexta-feira.

Os sítios incluem Onuma, em Hokkaido, norte do Japão, e Watarase-yusuichi, que abrange 4 províncias ao norte de Tóquio.

Quando uma área úmida é incluída na lista de preservação, autoridades estatais devem apresentar relatórios a cada 6 anos a respeito da situação dos sítios.

Comunidades ao redor das áreas úmidas dizem esperar que as listas ajudem o turismo e incentivem a economia local.

Detalhes da saída de Ichiro Ozawa do Partido Democrata

Um influente parlamentar japonês, Ichiro Ozawa, e 48 colegas entregaram seu pedido de desfiliação do Partido Democrata do Japão, que obteve o poder em 2009. Eles protestam contra as medidas do premiê Yoshihiko Noda, que quer dobrar a alíquota do imposto sobre o consumo para 10% até 2015. Ozawa disse à imprensa que o partido que ele ajudou a criar mudou. Ele criticou o premiê por se aliar aos dois principais partidos oposicionistas para aprovar no Parlamento, o projeto de lei do imposto sobre o consumo. Ozawa sugeriu que poderá formar um novo partido político. No Comentário de hoje, o comentarista político da NHK World, Masayo Nakajima, nos dá detalhes sobre a saída de Ozawa e que tipo de influência isto terá sobre o premiê japonês.

O comentarista diz que o partido governista ainda ficou com uma pequena maioria na Câmara Baixa mas a perda de todos esses votos vai tirar bastante o poder do premiê Noda, que vem tendo dificuldades em administrar a economia desde que assumiu o cargo, devido ao impacto do ano passado causado pelo terremoto e tsunami de 11 de março. Ele vai precisar depender mais dos partidos de oposição. Ficou claro após alguns meses que Noda não tem capacidade de unir seu partido.

A desfiliação destes parlamentares afeta o calendário político porque o projeto de lei do imposto sobre o consumo é o fator mais importante a curto prazo. Membros da Câmara Alta deverão aprovar o mesmo nos próximos meses com a cooperação dos membros da oposição, mas esta cooperação será apenas até que o projeto de lei seja aprovado.

Noda enfrenta a revisão da liderança do Partido Democrata do Japão em setembro. Mesmo que ele sobreviva, ele pode ainda ser forçado a dissolver a Câmara Baixa e convocar eleições gerais nos meses seguintes. O índice de aprovação popular de Noda despencou para 27% nas mais recentes pesquisas conduzidas no mês passado. A desfiliação de Ozawa pode fazer parecer que o premiê tenha perdido o controle de seu partido e prejudicar sua permanência no poder.

Quanto às chances do premiê caso eleições sejam realizadas rapidamente, as pesquisas mencionadas indicam que os Democratas, da situação, não teriam um bom desempenho eleitoral. Tanto o partido governista e o principal partido oposicionista, o Partido Liberal Democrático, deverão ficar um pouco abaixo de conquistar uma maioria. Isto deixaria o cenário político do Japão mais fragmentado do que nunca.

Este foi o Comentário.

UE exorta o Irã a apresentar provas concretas sobre desenvolvimento nuclear com fins pacíficos

A União Europeia exortou o Irã a apresentar provas concretas de que seu desenvolvimento nuclear possui fins pacíficos, durante uma reunião de especialistas prestes a ter início.

Por meio de uma declaração, na segunda-feira, a chefe de política externa da UE, Catherine Ashton, afirmou esperar que o lado iraniano aproveite a oportunidade para responder urgentemente às preocupações da comunidade internacional.

Conversações técnicas terão início na terça-feira, em Istambul, na Turquia, após o Irã e seis potências mundiais, incluindo a China e a Rússia, não terem obtido progresso nas negociações ocorridas no mês passado, em Moscou.

Espera-se que os especialistas nucleares discutam os apelos ocidentais para que o Irã suspenda o enriquecimento de urânio a 20%, que poderia conduzir ao desenvolvimento de armas nucleares.

Porém, as conversações podem enfrentar dificuldades já que os negociadores iranianos devem manifestar forte oposição ao mais recente embargo da União Europeia sobre as importações de petróleo do Irã, que passou a vigorar no último domingo.

EUA dizem que Assad será excluído do novo governo sírio

A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Victoria Nuland, afirmou que o presidente da Síria, Bashar al-Assad, não desempenhará nenhum papel no governo de transição daquele país.

Em conversa com a imprensa na segunda-feira, Nuland mencionou um acordo sobre a transição para um governo democrático na Síria.

Segundo Victoria Nuland, mesmo que Assad se recuse a deixar o poder, ele será essencialmente excluído porque o governo de transição se tornará responsável pela administração dos assuntos do país.

A interpretação de Washington no tocante ao acordo é muito diferente da de Moscou, que, por sua vez, argumenta que a transição política não inclui a renúncia do presidente sírio.

Setor manufatureiro dos EUA apresenta primeira retração em quase 3 anos

O setor manufatureiro dos Estados Unidos teve uma retração em junho pela primeira vez em quase 3 anos.

Na segunda-feira, o Instituto de Gestão de Fornecimento revelou que seu índice da atividade nacional de manufatura caiu 3,8 pontos em relação ao mês de maio, chegando a 49,7. Um índice abaixo de 50 indica uma contração.

Os números mostram que a crise da dívida europeia e desacelerações em economias emergentes estão afetando a atividade manufatureira nos Estados Unidos.

Altos níveis de césio em peixes de água doce de Fukushima

O Ministério do Meio Ambiente do Japão disse ter detectado níveis de césio radioativo mais altos em peixes de água doce do que em peixes de água salgada na província de Fukushima.

Na segunda-feira, o ministério divulgou os resultados de um estudo realizado de dezembro do ano passado até fevereiro deste ano. O ministério coletou amostras em rios e lagos, e também em 8 pontos em mar aberto.

A maior quantidade de césio, ou seja 2,6 mil becquerels por quilo, foi encontrada em um exemplar de gobião, uma espécie de peixe de água doce. O exemplar foi capturado em um rio que corre da vila de Iitate para a cidade de Minamisoma, localizada ao norte da usina nuclear que sofreu um acidente.

Um tipo de linguado e outro de robalo capturados perto da cidade de Iwaki, ao sul da usina, registraram 260 becquerels por quilo. Esse foi o nível mais alto encontrado em peixes de água salgada.

Uma autoridade do ministério afirmou que os peixes marinhos parecem conseguir retirar o césio de seus corpos mais rapidamente por serem capazes de expelir sal.

Possível participação da Palestina atrasa início de negociações da ONU sobre armamentos

O início de negociações da ONU sobre um tratado de comércio de armamentos foi adiado. Isso se deve, segundo relatos, a divergências sobre se a Palestina deveria receber a permissão de participar das negociações.

Ministros e delegados de várias partes do mundo concentraram-se em Nova York para dar início às conversações, na manhã de segunda-feira, a respeito de regulamentações sobre importações e exportações de armamentos, como armas de fogo e tanques de guerra. Mais tarde, no entanto, o presidente das negociações anunciou que o início oficial das conversações aconteceria na terça-feira.

Fontes diplomáticas dizem que o Egito e outros países requisitaram que a Palestina, que possui o status de membro observador em encontros da Assembleia-Geral, recebesse a permissão de participar das negociações. No entanto, de acordo com informações, Israel e os Estados Unidos rejeitaram a proposta, o que fez que o início das conversações fosse paralisado.

Otan pede solução política para conflitos na Síria

A maior autoridade da Otan pediu à comunidade internacional que avance na criação de soluções políticas para acabar com a violência na Síria.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, falou a repórteres durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas na segunda-feira.

Ele disse que a aliança militar não considera, no momento, uma intervenção militar no conflito interno da Síria. Ele também afirmou ser necessária uma solução política para colocar fim ao impasse.

Rasmussen enfatizou a necessidade de que a comunidade internacional tenha uma voz única ao criticar o governo de Assad e ao pressioná-lo a colocar um fim à repressão.

Liga Árabe pede união dos grupos de oposição da Síria

O secretário-geral da Liga Árabe pediu aos diversos grupos de oposição da Síria que se unam para tirar o país do estado atual de crise.

Nabil El Araby fez o comentário na segunda-feira durante uma conferência de dois dias promovida pela liga na capital do Egito, Cairo. Alguns dos cerca de 250 participantes eram membros da oposição síria que vivem no exterior e ministros dos países da Liga Árabe.

Os participantes pediram a todos os grupos de oposição que se unam para derrubar o governo do presidente Bashar al-Assad.

No último sábado, uma conferência internacional promovida pela ONU e realizada em Genebra chegou a um acordo sobre a transição para um governo democrático na Síria com a participação de alguns membros do governo de Assad e da oposição. A declaração não defendeu a expulsão de Assad.

No entanto, Abdelbasset Sida, chefe do oposicionista Conselho Nacional da Síria, disse à NHK que o seu grupo está decepcionado com o acordo alcançado na conferência de Genebra.

Ele também disse que o grupo pretende dar prioridade à saída de Assad do poder.