terça-feira, 3 de julho de 2012

Altos níveis de césio em peixes de água doce de Fukushima

O Ministério do Meio Ambiente do Japão disse ter detectado níveis de césio radioativo mais altos em peixes de água doce do que em peixes de água salgada na província de Fukushima.

Na segunda-feira, o ministério divulgou os resultados de um estudo realizado de dezembro do ano passado até fevereiro deste ano. O ministério coletou amostras em rios e lagos, e também em 8 pontos em mar aberto.

A maior quantidade de césio, ou seja 2,6 mil becquerels por quilo, foi encontrada em um exemplar de gobião, uma espécie de peixe de água doce. O exemplar foi capturado em um rio que corre da vila de Iitate para a cidade de Minamisoma, localizada ao norte da usina nuclear que sofreu um acidente.

Um tipo de linguado e outro de robalo capturados perto da cidade de Iwaki, ao sul da usina, registraram 260 becquerels por quilo. Esse foi o nível mais alto encontrado em peixes de água salgada.

Uma autoridade do ministério afirmou que os peixes marinhos parecem conseguir retirar o césio de seus corpos mais rapidamente por serem capazes de expelir sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário