domingo, 27 de maio de 2012

Crianças desenham mensagens de agradecimento em arrozais japoneses

Crianças de uma cidade da região nordeste do Japão afetada pelo megamaremoto de 2011 plantaram mudas de arroz em várias cores como meio de transmitir uma mensagem de agradecimento aos que colaboraram na reconstrução da região.

Cerca de 250 pessoas, incluindo alunos do ensino fundamental, participaram domingo do evento de plantio de arroz em lavouras da cidade de Natori, da província de Miyagi.

No ano passado, agricultores locais ficaram incapacitados de plantar arroz por causa dos danos resultantes do terremoto e do tsunami.

As crianças plantaram mudas de três variedades de arroz, que depois de crescerem terão folhas nas cores verde, amarelo e violeta.

Quando atingirem a altura de 30 centímetros, as plantas exibirão a inscrição "Arigatô" e outras mensagens.

Com um crescimento sadio das plantas, as mensagens deverão aparecer já no final de junho.

Lady Gaga cancela show em Jacarta por ameaças à segurança

A cantora americana do estilo pop Lady Gaga decidiu cancelar um show na capital da Indonésia em razão de receios relacionados à segurança.

A decisão foi anunciada domingo em entrevista coletiva concedida em Jacarta por um empresário de shows.

Lady Gaga havia planejado o concerto para domingo da próxima semana na capital da Indonésia, como parte de sua turnê mundial.

Grupos islâmicos do país com maior população muçulmana do mundo criticaram fortemente a artista americana por seus trajes sensuais e danças provocantes.

Alguns grupos radicais ameaçaram recorrer à força para impedir a apresentação da cantora.

A polícia da Indonésia, que se mostrava relutante em autorizar o concerto, havia pedido a Lady Gaga que moderasse o seu show no palco.

Ministro japonês diz que resposta do governo ao acidente nuclear foi insuficiente

O ministro da Indústria do Japão declarou que o governo deixou de fornecer ao público informações suficientes após o acidente do ano passado na usina nuclear Fukushima 1. Na época da catástrofe, Yukio Edano era o porta-voz do governo japonês.

Em reunião de uma comissão de especialistas formada pelo Parlamento nacional, ele lamentou domingo que o governo tenha sido incapaz de coletar informações e antecipar os acontecimentos.

Disse lamentar o fato de que tenha havido uma grande defasagem entre ele próprio e pessoas das áreas afetadas sobre os efeitos da radiação. Afirmando que ninguém esperava que as pessoas teriam de ficar desalojadas por um longo período, Edano disse lamentar as dificuldades resultantes.

Além disso, declarou-se profundamente vexado por não terem sido seguidas a contento suas instruções ao governo e a dirigentes da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio para que apresentassem todas as informações relevantes.

O ministro da Indústria do Japão afirmou que somente 15 ou 16 dias depois do desastre tomou conhecimento da existência do sistema SPEEDI de previsão da propagação da radiação. Segundo Yukio Edano, o fato de o sistema não ter sido usado fez com que a população perdesse a confiança no governo.

Quatro trabalhadores morreram em túnel onde ocorreu explosão no Japão

Os corpos de quatro trabalhadores foram retirados de um túnel onde ocorreu uma explosão na província de Niigata, do Japão Central. A explosão ocorreu na manhã de quinta-feira nas obras de um túnel em construção na cidade de Minamiuonuma. Socorristas encontraram os corpos dos quatro trabalhadores aproximadamente a 1.300 metros da entrada do túnel após a zero hora de domingo. Depois do transporte a um hospital, confirmou-se que os quatro trabalhadores estavam mortos. A polícia identificou os corpos como sendo de trabalhadores na faixa dos 30 aos 50 anos de idade, a serviço de três empresas subcontratadas. Buscas foram feitas domingo pela polícia em três escritórios da empresa Sato Kogyo sob a suspeita de negligência profissional. O Ministério dos Transportes e Infraestrutura do Japão havia advertido do risco de vazamentos de gás inflamável no canteiro de obras do túnel. A construtora declarou, no entanto, que os trabalhadores ingressaram quinta-feira no túnel sem equipamentos de detecção de gás. A polícia e os bombeiros investigam agora a causa da explosão.

Violinista japonês é premiado em concurso na Bélgica

O violinista japonês Tatsuki Narita conquistou o segundo maior prêmio no Concurso Rainha Elisabeth, da Bélgica. Narita, de 20 anos, natural de Hokkaido, província da região norte do Japão, estava entre os 12 finalistas na categoria Violino. Em 2007, ele venceu o Concurso Internacional de Música de Tóquio para violino. O Grande Prêmio do concurso da Bélgica ficou com Andrey Branov, da Rússia. O Concurso Rainha Elisabeth é um dos mais prestigiosos certames do mundo, ao lado dos concursos de piano Tchaikovsky e Chopin. O compositor japonês Kenji Sakai ficou com o prêmio máximo deste ano na categoria Composição. A peça vencedora de sua autoria foi interpretada pelos finalistas na categoria Violino.

Pinheiros são queimados em memória de vítimas do tsunami no Japão

O histórico megamaremoto do ano passado no Japão devastou a cidade de Rikuzen-takata e arrancou muitos pinheiros com suas raízes. Os pinheiros foram queimados em uma cerimônia religiosa, ao mesmo tempo em que preces eram feitas pela recuperação das áreas afetadas. No Templo Shinshoji, a leste de Tóquio, lenha de pinheiros foram queimados juntamente com lenha de madeira considerada sagrada. Em seguida se realizou um evento de caminhada sobre o fogo, no qual monges e fiéis andaram de pés descalços sobre as brasas. O ritual é realizado em maio e setembro de cada ano. No entanto, o de sábado foi dedicado a vítimas da catástrofe que se esforçam em reconstruir suas comunidades.

Agências de viagem no Japão promovem pacotes de turismo de longa estada

Agências de viagem no Japão estão provendo neste verão pacotes de turismo de longa estada, pois é provável que empresas no país prolonguem o período de férias dos funcionários para evitar o risco de interrupções no abastecimento de eletricidade. Este ano a agência de turismo JTB volta a oferecer pacotes que permitem aos compradores uma estada de até 30 dias em resorts no Japão. A agência HIS planeja para o mês que vem a comercialização de pacotes de turismo mais econômicos para os Estados Unidos e vários destinos da Ásia, de modo a satisfazer à demanda antecipada de férias prolongadas fora do Japão. Já a agência Kinki Nippon Tourist oferece pacotes de turismo prolongados para a Islândia e a Finlândia, destinos que turistas no Japão procuram para escapar do tórrido verão japonês.

Terceiro filhote de íbis deixa o ninho na ilha de Sado

Um terceiro filhote da ave íbis-cristada-do-japão deixou o seu ninho na ilha de Sado, do Mar do Japão. O Ministério do Meio Ambiente informa que o filhote foi visto se deslocando do ninho ao poleiro de uma árvore por volta das 5h20 de domingo. A ave é um dos oito filhotes da espécie sob ameaça de extinção que nasceram em ambiente natural pela primeira vez em 38 anos no Japão. Já deixaram o ninho todos os três filhotes nascidos de um mesmo casal de íbis. O Ministério do Meio Ambiente prevê que dentro de poucos dias, acompanhados dos pais, os três filhotes farão o seu primeiro voo à procura de alimento em arrozais.

Segundo turno no Egito poderá ser entre fundamentalista islâmico e ex-premiê

Na eleição presidencial do Egito, é provável que se enfrentem em segundo turno, em junho, um candidato de um grupo fundamentalista islâmico e uma ex-autoridade do governo de Hosni Mubarak, sem vínculos religiosos.

O órgão de supervisão eleitoral do país está para anunciar o resultado oficial da eleição para presidente realizada na quarta-feira e na quinta-feira.

No entanto, levantamentos não oficiais feitos pelos candidatos e pela mídia local indicam que o segundo turno será um confronto entre Mohamed Morsi, da Irmandade Muçulmana, e o ex-primeiro-ministro Ahmed Shafiq.

Shafiq prometeu restaurar a segurança e instituir liberdade e democracia no Egito, como demandaram os jovens no levante que depôs Mubarak.

Já Mohamed Morsi, da Irmandade Muçulmana, prometeu tomar medidas para impedir que o antigo regime seja restaurado no Egito.

Fórum alimentício quer promover investimentos agrícolas na região da Ásia e do Pacífico

Ministros de 21 países e territórios da região da Ásia e do Pacífico vão se reunir por dois dias a partir de quarta-feira, para discutir maneiras de promover o investimento agrícola e a produção de alimentos na região.

O encontro do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico será realizado em Kazan, na Rússia.

Os participantes devem discutir a desregulamentação e outras medidas com o objetivo de promover o investimento no setor agro-pecuário.

Os ministérios devem também confirmar que países produtores de alimentos não devem proibir a exportação de grãos, como o trigo, entre outros, devido às más colheitas.

O Japão pretende explicar sua política agrícola a outros países exportadores de alimentos, como os Estados Unidos, que vêm pressionando a liberalização do comércio agrícola. O governo japonês insiste na manutenção de certos níveis da produção doméstica de alimentos.

Alpinista japonês escala as 14 mais altas montanhas do mundo

O alpinista Hirotaka Takeuchi tornou-se o primeiro japonês a chegar ao cume dos 14 mais altos picos do mundo, com mais de 8.000 metros de altitude.

Ele chegou sábado ao topo do monte Dhaulagiri, do Nepal, com 8.167 metros de altitude. A conquista do alpinista de 41 anos de idade encerra sua longa trajetória de 17 anos para escalar os 14 mais altos picos do Himalaia.

Por volta da 1 hora da madrugada de sábado, Takeuchi partiu do acampamento próximo ao cume e iniciou a escalada final. Depois de uma escalada de aproximadamente 16 horas, ele conseguiu chegar ao cume, apesar da baixa visibilidade e dos fortes ventos próximo ao topo.

Em 1995, ao escalar o monte Makalu, o alpinista atingiu pela primeira vez um pico com altitude de mais de 8.000 metros.

Hirotaka Takeuchi é o primeiro japonês a integrar a elite de 29 alpinistas de várias nações que já escalaram os 14 mais altos picos do mundo.

Monitores da ONU apuram mortes de civis na Síria

Os observadores das Nações Unidas que estão monitorando o cessar-fogo na Síria confirmaram que mais de 90 pessoas morreram após um suposto ataque das forças do governo.

Uma organização de direitos humanos na Síria alegou que, na sexta-feira, milícias em prol do governo teriam assassinado civis, incluindo mulheres e crianças, na região de Houla, na província de Homs, no centro do país.

Segundo a organização o massacre foi realizado por milícias depois que forças do governo atacaram a mesma região, no mesmo dia.

Durante uma entrevista concedida por telefone à NHK um residente disse que quase 100 pessoas morreram no massacre, durante o qual mulheres e crianças tiveram seus pescoços cortados.

Imagens distribuídas na internet, supostamente na mesma região, mostram os corpos de crianças, lado a lado, no chão.

Os monitores da ONU chegaram sábado na região de Houla para realizar uma investigação, constatando a existência de 92 corpos, incluindo 32 crianças, classificando o ataque de chocante e trágico.

Reino Unido quer sessão urgente sobre a Síria no conselho de segurança da ONU

O secretário das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, afirma que seu país vai propor a realização de uma sessão urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a situação na Síria.

Ele divulgou nota sábado, após relatos de que tenha havido um massacre na região síria de Houla.

Declarou que, juntamente com países aliados, o Reino Unido pedirá a realização de uma sessão urgente do Conselho de Segurança e instou uma forte reação da comunidade internacional ao incidente.

O chanceler britânico fez um apelo ao governo de Bashar al-Assad para que cesse imediatamente as operações militares.

Astronautas da Estação Espacial Internacional ingressam na Dragon

Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional ingressaram na nave não tripulada Dragon - primeiro veículo espacial de uma empresa privada a se acoplar à estação.

A Dragon foi desenvolvida pela empresa Space X, dos Estados Unidos. Lançada terça-feira, ela se acoplou sexta-feira à Estação Espacial Internacional.

Três astronautas ingressaram sábado na nave, onde deram entrevista a jornalistas por teleconferência. O astronauta Don Pettit disse que a nave é mais espaçosa do que a russa Soyuz e que não deverá ser difícil voar em uma nave tripulada do mesmo tipo.

Aparentemente, referia-se à criação futura de uma nave espacial semelhante para o transporte de astronautas.

A tripulação da estação espacial conferiu a carga de 500 quilos que foi transportada pela Dragon. Os astronautas planejam descarregar os alimentos e outras provisões nos próximos quatro dias.

Japão vai cooperar em operação de assistência médica da região do Pacífico

Uma equipe médica das Forças de Autodefesa do Japão participará da Parceria Pacífico, uma operação multinacional de auxílio humanitário.

A operação, liderada pelos Estados Unidos, vem sendo realizada todos os anos, desde 2007, oferecendo assistência médica a países da região da Ásia e do Oceano Pacífico.

A equipe das Forças de Autodefesa do Japão, composta de aproximadamente 30 pessoas, vai juntar-se a membros das Forças Armadas de cerca de 20 outros países.

As equipes oferecerão assistência médica e dental por cerca de um mês, a partir de meados de junho, nas Filipinas e no Vietnã.

A equipe japonesa fará também uma apresentação sobre as atividades médicas de emergência realizadas após o desastre de 11 de março do ano passado.