terça-feira, 26 de junho de 2012

Príncipe herdeiro japonês agradece apoio da Tailândia após catástrofe no nordeste do Japão

Na segunda-feira, o príncipe herdeiro do Japão foi recebido na Tailândia pela premiê Yingluck Shinawatra.

O príncipe Naruhito manifestou gratidão pelo apoio da família real da Tailândia, bem como do governo tailandês e do povo do país após o terremoto e tsunami do ano passado no Japão. Ele também manifestou pesar pelos mortos nas enchentes que atingiram a Tailândia no ano passado.

Japão, EUA e UE apresentam reclamação contra a China na OMC

Japão, Estados Unidos e União Europeia apresentar uma reclamação nesta semana na Organização Mundial de Comércio, acusando a China de restringir o acesso aos metais terras-raras.

A China é o maior produtor do mundo deste tipo de metais.

Os 3 lados decidiram pedir à OMC que crie um painel após não terem conseguido resolver a questão por meio de diálogos diretos com Pequim.

A OMC deverá criar o painel em cerca de um mês.

Duas grandes linhas aéreas do Japão vão lançar serviço de internet a bordo

As duas maiores linhas aéreas do Japão esperam atrair mais passageiros, oferecendo acesso à internet a bordo.

A Japan Airlines (JAL) e a All Nippon Airways (ANA) disseram que estão se preparando para introduzir o novo serviço sem fio em rotas internacionais selecionadas.

Autoridades japonesas de aviação aprovaram as redes sem fio para computadores e smartphones, pois elas não afetam os instrumentos do avião.

Funcionários da JAL dizem que o serviço começará a ser oferecido no dia 15 de julho na rota Tóquio - Nova Iorque. Há planos de expansão gradual para rotas europeias e asiáticas. A tarifa será de 12 dólares por hora.

Funcionários da ANA dizem que a companhia lançará o serviço no próximo ano.

Cientístas desenvolvem técnica para destruir neurônios específicos no cérebro

Pesquisadores japoneses afirmam que desenvolveram o que chamam de primeiro procedimento do mundo para destruir células nervosas específicas no cérebro. O método está chamando atenção porque pode ajudar no tratamento do mal de Parkinson e outras doenças do cérebro causadas por anormalidades que envolvem os nervos.

O estudo foi conduzido por pesquisadores, incluindo os do Instituto de Pesquisas de Primatas da Universidade de Kyoto e do Instituto Nacional de Ciências Fisiológicas.

Eles dizem que usaram um vírus especial que pode infectar neurônios e um gene que destrói células por meio de uma reação induzida de imunotoxina.

Os pesquisadores infectaram neurônios específicos em macacos com um vírus portador do gene e depois injetaram imunotoxinas. Eles dizem que conseguiram destruir as células nervosas infectadas sem danificar outros nervos.
Como os cérebros humanos, os cérebros de macacos contém mais de 100 bilhões de células nervosas interligadas.

Okinawa mantém sua oposição à transferência das aeronaves militares Osprey

Devido a preocupações com segurança, a assembleia provincial de Okinawa pediu a retirada de um plano das forças armadas dos Estados Unidos de transferência de aeronaves Osprey para a província.

Na terça-feira, a assembleia adotou por unanimidade uma resolução pedindo ao governo do Japão que clame aos Estados Unidos a retirada do projeto. As forças armadas norte-americanas planejam transferir as aeronaves para a base aérea de Futenma do corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos.

Uma dessas aeronaves - que são capazes de realizar pousos e decolagens verticais - esteve envolvida em um acidente no Marrocos em abril, matando dois soldados. Outro acidente ocorreu nos Estados Unidos neste mês.

A assembleia provincial de Okinawa havia adotado uma resolução similar em julho do ano passado, pedindo a retirada do projeto norte-americano de transferência das aeronaves.

Todas as 41 assembleias municipais de Okinawa expressaram sua objeção à transferência das aeronaves Osprey.

Prédio do reator 4 de Fukushima 1 apresenta inclinações em paredes

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio anunciou que o prédio do reator número 4 da Usina nuclear Fukushima 1 está com as paredes inclinadas devido a uma explosão de hidrogênio ocorrida em março do ano passado.

O prédio ainda abriga grandes estoques de combustível nuclear. No entanto a Tepco, que opera a usina afirma que a resistência contra terremotos não foi afetada.

A Tepco percebeu pela primeira vez a inclinação nas paredes no mês passado. Uma investigação posterior encontrou danos em várias partes da estrutura nos lados sul e oeste.

O parede mais danificada é a do terceiro andar, onde foi constatado que a parede está com uma inclinação de 4,6 centímetros.
Representantes afirmam que as inclinações estão dentro dos limites legais e que também a solidez das paredes está de acordo com os padrões de segurança.

Primeiro-ministro da Rússia vai visitar ilha reivindicada pelo Japão

O primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev planeja visitar uma das quatro ilhas administradas pelo seu país e reivindicadas pelo Japão.

Segundo fontes ligadas à ilha de Etorofu, ao largo da costa de Hokkaido, no extremo norte do Japão, Medvedev planeja visitar o local em 3 ou 4 de julho. Diz-se que os moradores do maior assentamento da ilha estão fazendo uma limpeza para receber o premiê russo.

Dmitry Medvedev deve visitar Etorofu após inspecionar os preparativos para a reunião de cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que será realizada no início de setembro, em Vladivostok, no extremo leste da Rússia.

A planejada visita do primeiro-ministro está causando preocupações de que as relações russo-japonesas possam se estagnar novamente.

Países da Ásia e do Pacífico concordam em aumentar produção e comércio de gás natural

Ministros da Energia da região da Ásia e do Pacífico concordaram em aumentar a produção e o comércio de gás natural.

Os ministros do fórum da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, composto por 21 membros, divulgaram uma declaração formal na segunda-feira. O encontro ocorreu na cidade de São Petersburgo, na Rússia, e se concentrou em discussões a respeito de segurança energética.

A declaração afirma que o gás natural é o tipo de combustível fóssil mais limpo, e que sua produção e comércio precisam aumentar.

De acordo com o documento, os países também deveriam tirar vantagem da energia nuclear. A declaração defende maior transferência de tecnologias recentes relativas à segurança em instalações nucleares.

A declaração inclui uma proposta do Japão de que os países da Apec se preparem para possíveis cortes no fornecimento de petróleo e de gás natural, que poderiam ser causados pelas instabilidades políticas no Oriente Médio.

Premiê japonês promete aprovação de projetos de reforma tributária e de segurança social

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, renovou sua promessa de obter a aprovação dos projetos de reforma tributária e de segurança social o mais rápido possível.

Noda falou à imprensa na terça-feira depois de os projetos terem sido aprovados pela Câmara Baixa e enviados à Câmara Alta do Parlamento japonês.

O primeiro-ministro descreveu a aprovação da legislação como um primeiro passo em direção à reforma para a geração atual e as futuras do Japão.

Noda prometeu obter a aprovação dos projetos na sessão atual do Parlamento, que será concluída até setembro.

O projeto de reforma tributária prevê o aumento do imposto sobre o consumo dos atuais 5% para 8% em 2014 e para 10% em 2015.

O premiê disse que algumas reformas devem ser conduzidas antes da primeira fase de aumento do imposto.

O imposto sobre consumo e o futuro da política do Japão

No Comentário de hoje, Masayo Nakajima, comentarista da NHK World, fala sobre o projeto de lei para aumentar a alíquota do imposto sobre o consumo e o futuro da situação política do Japão.

Perguntamos a ele por que o premiê japonês acha que precisa tomar esta medida neste momento.

O comentarista diz que o premiê Yoshihiko Noda é lembrado constantemente a respeito da dívida do país. O Japão tem enormes dívidas contabilizadas, mais do que qualquer outro país desenvolvido. Noda toma a Grécia como exemplo da necessidade de se arrumar as finanças do país.

As dívidas do Japão são mais do que o dobro do Produto Interno Bruto, e a proporção destas dívidas é maior do que a de qualquer outra nação industrializada. Além disso, a dívida pública líquida cresce a cada segundo. No entanto, o imposto sobre o consumo, comparado ao de outras nações desenvolvidas, é relativamente baixo. E, para completar, o Japão tem uma das maiores proporções de cidadãos com mais de 65 anos de idade do mundo. Os pagamentos da previdência social colocam um fardo cada vez maior sobre as finanças do país.

Quanto à questão do aumento do imposto mudar esta situação, o premiê do Japão almeja um aumento em duas etapas para que a alíquota chegue a 10%. Logicamente, os gastos do consumidor mudam a cada ano. Mesmo assim, sabe-se que elevar o imposto aumenta a arrecadação em bilhões de dólares.

O premiê sabe que esta não é uma medida que solucione completamente a saúde fiscal do país. Mas ele acredita ser um passo em direção ao equilíbrio orçamentário. E os economistas afirmam que ainda é possível aumentar o imposto para mais de 10%. Analistas do Fundo Monetário Internacional recomendaram que o Japão aumente o imposto sobre o consumo para pelo menos 15%.

O premiê japonês afirmou anteriormente que arriscaria sua carreira política nesta questão. Se ele vencer, será capaz de dizer que cumpriu a promessa feita à população. No entanto, mais de 50 parlamentares, ou seja, mais de 15% de seu próprio partido, o Democrata, dizem não apoiar este projeto de lei desta vez. Os democratas perderiam a maioria na Câmara Baixa se mais de 54 parlamentares deixassem o partido. Isto abriria a possibilidade de uma moção de não-confiança. Neste caso, o premiê seria forçado a dissolver a Câmara Baixa e convocar eleições gerais, ou então, teria que simplesmente apresentar sua renúncia.

Este foi o Comentário.

Câmara Baixa do Parlamento japonês aprova aumento do imposto sobre o consumo

A Câmara Baixa do Parlamento japonês aprovou um conjunto de projetos de lei, incluindo um que propõe a duplicação do imposto sobre o consumo para 10% até 2015.

Os projetos de aumento de imposto e de reforma da previdência social foram aprovados na terça-feira.

Alguns membros do maior partido governista, o Democrata, votaram contra os projetos ou se abstiveram.

No entanto, a maior parte dos membros do partido governista votou a favor, com o apoio inclusive do Partido Liberal Democrático e do Komei, que são de oposição.

Os projetos agora seguem para a Câmara Alta, onde deverão ser aprovados com o apoio de partidos da oposição.