terça-feira, 12 de junho de 2012

Melancia especial japonesa alcança valor de 2.750 dólares por unidade em leilão

No primeiro leilão da temporada, uma melancia de alta qualidade, a Densuke-suika, alcançou aproximadamente 2.750 dólares por unidade.

A melancia, produzida na cidade de Touma, que fica em Hokkaido, extremo norte do Japão, é um item popularmente oferecido como presente.

Na terça-feira, 152 Densuke-suika foram leiloadas nas cidades de Sapporo e Asahikawa.

Japão proíbe restaurantes de servirem fígado bovino cru

O Ministério da Saúde do Japão decidiu proibir restaurantes de servirem pratos contendo fígado bovino cru. A proibição é válida a partir de 1º de julho e aqueles que a violarem serão punidos.

O ministério decidiu adotar a proibição devido à identificação da classe O-1-5-7 do bacilo Ecoli em fígados bovinos.

Tóquio planeja realizar pesquisa nas disputadas Ilhas Senkaku

O governador de Tóquio, Shintaro Ishihara, disse que a capital japonesa planeja conduzir pesquisas de campo nas Ilhas Senkaku. Os territórios, que ficam no Mar da China Oriental, são reivindicados pelo Japão, pela China e por Taiwan.

O governo de Tóquio anunciou em abril que planeja comprar 3 das 4 ilhas do seu proprietário japonês.

Em uma reunião da Assembleia Metropolitana de Tóquio na terça-feira, Ishihara disse que o governo municipal enviará um navio às ilhas para realizar as pesquisas de campo.

Estados Unidos enviarão mais helicópteros de ataque à Coreia do Sul

O comando dos militares dos Estados Unidos na Coreia do Sul revela que pediu que o Departamento de Defesa americano envie mais helicópteros de ataque em caso de provocações vindas da Coreia do Norte.

O general James Thurman disse numa palestra em Seul na terça-feira, que os militares americanos irão manter o mais alto nível de alerta e prontidão.

Thurman revelou um plano de aumentar o número de helicópteros do tipo Apache, estacionados na Coreia do Sul, cujo número atual é de 24.

Ele não mencionou um número específico, mas disse que o plano se destina a evitar provocações por parte da Coreia do Norte, como o incidente de 2010, quando um ataque de artilharia norte-coreana foi conduzido contra a ilha de Yeonpyeong, na Coreia do Sul.

Funcionários de alto escalão de grandes bancos da China enfrentam investigações

A imprensa chinesa relatou que um funcionário de alto escalão de um grande banco da China está sob investigação devido à alegação de envolvimento em empréstimos ilegais.

Os jornais chineses de terça-feira relataram que o presidente do Postal Savings Bank, Tao Liming, está sendo questionado por um painel de investigação do Partido Comunista por seu suposto envolvimento em empréstimos ilegais.

Em seu website, o banco diz que Tao está colaborando nas investigações conduzidas por autoridades relevantes sobre seus problemas econômicos pessoais.

O Postal Savings Bank foi inaugurado em 2007 como um grande banco chinês produto das reformas dos correios.

Estão aumentando escândalos semelhantes envolvendo funcionários de alto escalão de outras instituições financeiras chinesas. No mês passado, as autoridades responsáveis teriam investigado o vice-presidente do Banco da Agricultura da China, um dos 4 maiores bancos do país.

O confronto no oeste de Mianmar

No Comentário de hoje, Toshihiro Kudo, pesquisador do Instituto de Economias em Desenvolvimento da Jetro, a Organização de Comércio Exterior do Japão, nos fala sobre o estado de emergência declarado em Mianmar.

Em meio aos progressos rumo à democratização em Mianmar, confrontos entre budistas e muçulmanos estão em escalada em um estado no oeste do país. O professor opina sobre a situação.

Ele diz que no estado de Rakhine, no oeste de Mianmar, um confronto latente sempre existiu entre a minoria muçulmana que se autodenomina Rohingya e os budistas, em sua maioria pessoas de Rakhine. Desta vez, isto tomou proporções de grande violência, e a situação é grave.

O confronto desta vez foi desencadeado pelo estupro de uma garota budista, mas por muitos anos até agora, disputas entre vilarejos dos dois lados sempre ocorreram envolvendo terras e recursos como a água. No começo da década de 1990, sob a opressão do então governo militar de Mianmar, mais de 200 mil Rohingyas fugiram para Bangladesh. Uma agência das Nações Unidas precisou de mais de 10 anos para fazer com que esses refugiados voltassem a Mianmar.

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, manifestou receios a respeito de que os mais recentes acontecimentos possam ter um efeito negativo na tendência rumo à democracia do país.

Contudo o incidente do conflito e o processo de democratização não tem necessariamente uma ligação direta. O presidente de Mianmar Thein Sein, vem negociando acordos de paz com as minorias étnicas desde que assumiu o cargo, e planeja promover o diálogo para resolver disputas políticas. No entanto, a questão dos Rohingya é mais um problema social do que político. Ele vem do fato de que Mianmar não reconheceu o grupo étnico como membro da nação. Dizem que existem 135 grupos étnicos em Mianmar mas o grupo Rohingya não se inclui entre eles. Myamnar diz que o povo Rohingya é considerado bengali, pertencendo a Bangladesh. Portanto, o confronto no estado de Rakhine desta vez pode demorar a ser resolvido, mesmo que o processo de democratização avance em Mianmar.
Portanto, desta vez o problema não seria um fator que reverta o movimento de democratização promovido pelo governo de Thein Sein. Mas o confronto poderia abalar a segurança ou afetar o controle social.

Este foi o Comentário.

Governo japonês elabora estratégia para melhorar situação empregatícia dos jovens

O governo japonês decidiu formalmente sua estratégia para melhorar a situação empregatícia para os jovens.

O governo declara que a atual situação é bastante grave, com 2 a cada 3 formandos do ensino colegial, e 1 a cada 2 formandos de universidades não conseguindo encontrar empregos, ou se demitindo após um curto período de trabalho.

A estratégia do governo pretende resolver a chamada disparidade entre os jovens que querem emprego em grandes empresas e as pequenas empresas que não conseguem angariar um número suficiente de trabalhadores. O governo vai criar páginas na internet para divulgar informações sobre pequenas e médias empresas.

Para reduzir o número de pessoas que se demitem alegando que não conseguem se adaptar ao trabalho, o governo planeja criar um novo conselho para indústrias, escolas e o governo fomentarem em conjunto programas de treinamento para oferecer aos estudantes experiências profissionais in loco.
O governo pretende incluir esta estratégia quando compilar o orçamento para o próximo ano fiscal.

FMI diz que Japão deve priorizar a reconstrução de suas finanças

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ressaltou que a prioridade máxima do Japão é a reconstrução de suas finanças e que o imposto sobre o consumo deve ser elevado para, no mínimo, 15% no futuro.

O primeiro vice-diretor administrativo do FMI, David Lipton, apresentou o relatório anual do fundo em uma conferência de imprensa em Tóquio na terça-feira.

O relatório diz que a aprovação do conjunto de projetos de lei de reforma tributária e de segurança social é crucial para manter a confiança do investidor.

Tal conjunto de projetos de reforma, que está atualmente sob discussão no Parlamento, inclui um projeto para aumentar a alíquota atual do imposto sobre o consumo de 5% para 10% em etapas até outubro de 2015.

Lipton disse que o Japão deve lidar com seus problemas fiscais, que têm raízes profundas. Ele disse ainda que apoia a aprovação do conjunto de projetos de lei.

EUA manifestam preocupação com violência sectária em Mianmar

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, conclamou as partes envolvidas no conflito a exercerem o autocontrole visando refrear a escalada da violência entre budistas e muçulmanos no oeste de Mianmar.

Em declaração emitida na segunda-feira, Clinton fez referência à violência em curso na província de Rakhine e que eclodiu no mês passado após uma menina budista ter sido estuprada supostamente por um grupo de muçulmanos.

Segundo Hillary Clinton, a situação em Rakhine confirma a necessidade crítica do respeito mútuo entre todos os grupos étnicos e religiosos e de grandes esforços para a obtenção da reconciliação nacional em Mianmar.

O presidente birmanês Thein Sein, por sua vez, declarou estado de emergência em Rakhine no domingo, após a morte de mais de dez pessoas em razão da escalada da violência.

O correspondente da NHK em Washington afirma que, aparentemente, o governo americano teme que a violência sectária possa dificultar o processo de democratização em Mianmar.

Premiê japonês cogita dissolver Câmara Baixa do Parlamento caso anteprojetos não sejam aprovados

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, enfatizou a possibilidade de dissolver a Câmara Baixa do Parlamento para a realização de uma eleição geral, caso os anteprojetos que revisam o sistema tributário do país não sejam aprovados durante a atual sessão plenária.

O situacionista Partido Democrata e duas siglas de oposição, o Partido Liberal Democrático e o Partido Komei, continuam a manter discussões sobre as revisões nos projetos de lei criados para reformar tanto o sistema tributário como o previdenciário do país.

Embora o premiê Noda tenha por objetivo que os três partidos cheguem a um acordo até a sexta-feira desta semana, um consenso está longe de ser obtido.

Na segunda-feira, junto ao Comitê da Câmara Baixa, Yoshihiko Noda enfatizou que o limite para que o governo tome uma decisão sobre o assunto está se aproximando. Ele defendeu sua resolução de colocar a carreira política em jogo para fazer com que os anteprojetos sejam aprovados.