segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Governo japonês se une a empresas privadas para atrair turistas

A Agência de Turismo do Japão está se unindo a companhias privadas para promover os pontos turísticos do Japão no exterior.

A página de compras pela internet Zozotown, que é popular em Taiwan e Hong Kong, fará publicidade de lojas de marcas japonesas e lugares turísticos em seu website voltado a clientes estrangeiros.

A Agência de Turismo do Japão planeja atrair 9 milhões de turistas estrangeiros para o país neste ano.

Empresas japonesas desenvolvem produtos de descontaminação radioativa

Empresas japonesas estão desenvolvendo novos materiais para ajudar no descarte de elementos radioativos dispersados durante o desastre nuclear do ano passado em Fukushima.

Uma grande produtora de metais, a Dowa Holdings, desenvolveu um pó de ferro que absorve césio radioativo dissolvido na água. O pó pode ser removido com magnetos depois de usado. Um experimento mostrou que o pó de ferro pode reduzir pela metade a quantidade de césio na água.

Lei revisada de combate à pirataria na internet entra em vigor no Japão

Uma infinidade de arquivos de músicas e filmes piratas está disponível na internet. Em meio a tal situação, uma lei revisada dos direitos autorais entrou em vigor no dia 1 de outubro no Japão. A lei penaliza pessoas que fazem download de arquivos de músicas e filmes pela internet sabendo que os mesmos são piratas. No Comentário de hoje, Ryuichi Nishigawa, comentarista da NHK nos fala se as novas punições serão eficazes no combate à pirataria.

Perguntamos a ele quais os pontos principais dessa lei revisada.

O Comentarista explica que com a revisão da lei, as pessoas serão punidas por fazer downloads de conteúdos piratas sabendo que são ilegais. Isto inclui copiar e arquivar tais conteúdos em discos rígidos, tocadores de música digital e outros aparelhos pessoais.
Anteriormente, não havia restrições sobre o uso privado de conteúdos online. Contudo um aumento de uploads ilegais de música e vídeos pirateados na internet levou à introdução de uma lei em 2010 que tornava ilegal o download de conteúdos piratas. A lei revisada agora introduz penalidades. Os infratores ficam sujeitos a até 2 anos de prisão ou multas de até 2 milhões de ienes, ou cerca de 26 mil dólares.

Os donos dos direitos autorais podem esperar que a lei revisada funcione como um agente mais forte para conter a pirataria. Eles especialmente esperam que ela sirva como um grave alerta para a geração mais jovem, que faz download de músicas da internet de graça e considera isso normal.
Contudo as vítimas precisam dar parte para que a polícia entre em ação.

Os dowloads ilegais geralmente são feitos a partir de computadores pessoais, na residência do infrator. Portanto, alguns especialistas apontam para o fato de que vai ser difícil para a polícia indiciar um indivíduo por downloads ilegais a não ser em casos bastaste óbvios.

Também, enquanto fazer arquivos de vídeos e músicas pirateadas é logicamente ilegal, não é ilegal assistir ou ouvir conteúdo pirata que foi publicado na internet, contanto que o conteúdo não seja baixado.

A lei revisada destaca a difícil realidade de que apenas um controle mais rígido sobre os usuários não é o suficiente para acompanhar os novos problemas que surgem seguidamente ao longo do aumento do uso da internet.

Este foi o Comentário.

EUA e Filipinas começam treinamento militar conjunto

Os Estados Unidos e as Filipinas iniciaram treinamentos militares conjuntos ao largo das ilhas filipinas, aparentemente para conter a movimentação da China nas águas regionais.

Um total de 3.800 oficiais das forças armadas das Filipinas e dos Estados Unidos estão participando dos treinamentos de 11 dias que começaram na segunda-feira em várias localidades, incluindo Subic, na costa oeste da Ilha de Luzon, que fica de frente para o Mar da China Meridional. Esse é o vigésimo nono treinamento conjunto envolvendo os dois países.

Os treinamentos acontecem em um momento em que as Filipinas e a China estão envolvidas em disputas territoriais sobre as ilhas Spratly e o banco de areia de Scarborough no Mar da China Meridional.

Barcos pesqueiros das Filipinas não podem se aproximar do banco de areia, pois os navios de patrulha chineses continuam a operar nas águas próximas. Os Estados Unidos estão preocupados com a crescente expansão da China na região.

Hugo Cháves é reeleito para o seu quarto mandato na Presidência da Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi reeleito para o seu quarto mandato no cargo.

A eleição era vista como uma disputa acirrada entre Chávez e Henrique Capriles, o seu principal adversário, que tinha o apoio de uma coalizão de oposição.

Chávez proclamou-se vitorioso diante de seus partidários na segunda-feira, classificando o pleito de "triunfo da população venezuelana". Ele prometeu cumprir suas responsabilidades de um modo "melhor do que já fez até aqui". Também afirmou que a Venezuela tem por meta a realização do socialismo no século 21, sem abandonar a democracia.

Hugo Chávez está no poder há 14 anos. Ele usa a receita da produção de petróleo para oferecer atendimento médico-hospitalar gratuito à população e para a construção de moradias para pessoas de baixa renda.

Analistas preveem que Chávez dará continuidade a seus esforços para ajudar os pobres. Também esperam que ele amplie o controle estatal das atividades econômicas.

Japão pede que Indonésia não proíba exportação de minérios

O Japão pediu que a Indonésia abandone seu plano de proibir exportações de alguns minérios.

O ministro japonês da Economia e Comércio, Yukio Edano, se encontrou com o ministro coordenador para a economia da Indonésia, Hatta Rajasa em Tóquio na segunda-feira. Ele está no Japão para conversações regulares para a cooperação econômica entre as duas nações.

Edano pediu pela eliminação de um sistema que a Indonésia decidiu introduzir a partir de 2014, que proíbe exportações do níquel e de outros 13 minérios. O Japão depende da Indonésia que fornece mais de 50% do níquel importado pelo Japão, e que é necessário para a fabricação de aço inoxidável.

Hatta pediu que o Japão compreenda o plano, dizendo que seu governo deseja fomentar e avançar as indústrias domésticas relacionadas ao adotar este sistema.

Os governos não conseguiram diminuir suas diferenças na segunda-feira, mas concordaram em continuar discutindo a questão.

Espaçonave privada transportando suprimentos é lançada da Flórida

Uma nova era espacial teve início com o lançamento de uma espaçonave do setor privado carregando suprimentos para a Estação Espacial Internacional. A espaçonave está substituindo os ônibus espaciais.

A cápsula não-tripulada chamada Dragon foi desenvolvida pela empresa norte-americana Space X. O lançamento ocorreu segunda-feira à 0:35, horário universal, da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, no Estado da Flórida, Estados Unidos.

O foguete se desacoplou como planejado, 10 minutos após o lançamento. A Dragon está se dirigindo rumo à estação espacial e deve se acoplar a esta em 3 dias a 400 km acima da Terra.

A cápsula está carregando 900 kg de alimentos, equipamento experimental e outros suprimentos. A missão de suprimento é a primeira de 12 a serem conduzidas pela SpaceX sob um contrato de 1,6 bilhões de dólares com a agência espacial norte-americana NASA.

Banco Mundial rebaixa previsão econômica para Leste da Ásia com excessão do Japão

O Banco Mundial revisou para baixo sua previsão de crescimento econômico na região do Leste da Ásia, com excessão do Japão.
Num relatório emitido em Cingapura na segunda-feira, o banco projetou um crescimento de 7,2% para 14 países incluindo a China e outros do sudeste da Ásia para este ano. Isto representa uma baixa de 0,4 pontos percentuais em relação à previsão divulgada em maio.

O banco cita uma prolongada desaceleração nas exportações chinesas devido à crise do crédito da Europa e também a pobre demanda doméstica da China. Ele também detecta queda nas exportações em outros países, refletindo uma queda geral da atividade econômica.

Japão sedia encontro anual do FMI e do Banco Mundial

Delegados de 188 países participarão do encontro anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial em Tóquio.

As reuniões que terão início na terça-feira terão a presença de ministros das Finanças, presidentes de Bancos Centrais e outros funcionários de alto escalão. O principal item da pauta será a questão da manutenção da estabilidade e do crescimento da economia global.

Paralelamente às reuniões do Banco Mundial e do FMI, os ministros das Finanças e os presidentes de Bancos Centrais do G7 realizarão um encontro em Tóquio. Por volta de 200 seminários e encontros também estão previstos com a finalidade de discutir meios de lidar com os desafios à economia e às finanças, bem como com a pobreza.

O encontro anual do Banco Mundial e do FMI estava previsto para ocorrer originalmente no Egito. Entretanto, a sede do encontro foi modificada para o Japão devido às instabilidades no Egito desencadeadas pelo clamor público por democracia.

É a primeira vez em 48 anos que o Japão sedia o encontro anual. Anteriormente, o Japão havia sido sede em 1964, o mesmo ano em que Tóquio sediou a primeira Olimpíada na Ásia.

Cientista japonês laureado com Prêmio Nobel

O cientista japonês Shinya Yamanaka ganhou o Premio Nobel voltado para a área de Fisiologia ou Medicina de 2012 por criar células tronco pluripotentes induzidas, conhecidas por iPS, a partir de tecido da pele humana. Ele divide o prêmio com o cientista britânico Sir John Gurdon.

As células iPS podem se desenvolver em diversos tecidos ou órgãos do corpo humano. Yamanaka conseguiu pela primeira vez no mundo criar estas células ao fazer uma inserção de 4 tipos de genes em células da pele humana.

A competição nas pesquisas das células iPs se intensifica no mundo após Yamanaka conseguir reproduzir e cultivar as mesmas células que foram danificadas por uma lesão, levantando a possibilidade de tratamento para doenças incuráveis e de criação de novos medicamentos.

Em 1962 Gurdon descobriu que o DNA no núcleo de uma célula de um sapo adulto continha a informação para se desenvolver em qualquer tipo de célula. Isto significou na prática que uma célula adulta poderia ser reprogramada. A descoberta de Gurdon teria pavimentado o caminho para a pesquisa de Yamanaka.

Yamanaka, que tem 50 anos de idade, nasceu na cidade de Osaka. Após se formar na Escola de Medicina da Universidade de Kobe, ele iniciou uma pesquisa sobre farmacologia na escola de pós-graduação da Universidade Municipal de Osaka.
Ele foi aos Estados Unidos em 1993 para estudar os papéis das tecnologias que usam genes para a modificação genética e análise.

Em 2004 ele se tornou professor na Universidade de Kyoto. Atualmente ele lidera o Centro de Aplicação e Pesquisa de Células iPS da Universidade de Kyoto.

Yamanaka é o décimo nono japonês laureado com o Prêmio Nobel, e o segundo a ganhar o prêmio destinado à Fisiologia ou Medicina.