segunda-feira, 18 de junho de 2012

Bolsa de Tóquio e cotação do dólar

As ações da bolsa de Tóquio tiveram uma alta acentuada na segunda-feira, depois de o partido favorável à austeridade ter vencido as eleições parlamentares realizadas na Grécia no domingo.

O índice Nikkei de 225 ações selecionadas fechou em 8.721 pontos, o que representa uma alta de 151 pontos em relação ao fechamento de sexta-feira. O índice-chave fechou acima do patamar de 8.700 pontos pela primeira vez em quase um mês.

Fontes do mercado dizem que ordens de compra foram feitas de forma generalizada, baseadas na expectativa de que a Grécia agora permaneça na zona do euro. No entanto, as mesmas fontes dizem que os investidores mantêm-se precavidos, devido às preocupações persistentes com relação à crise da dívida europeia.

E no mercado de câmbio de Tóquio, o dólar teve alta frente ao iene na segunda-feira.

Às 17 horas, a moeda norte-americana estava sendo negociada entre 79,25 e 79,26 ienes, o que representa um avanço de 0,26 iene em relação à cotação da tarde de sexta-feira.

Carros ultracompactos são testados pelo Ministério dos Transportes do Japão

Carros ecologicamente corretos e ultracompactos com capacidade para até duas pessoas foram testados pelo governo em Tóquio.

Na segunda-feira, o ministro dos Transportes Yuichiro Hata e outros funcionários fizeram test-drive ao redor do complexo do ministério com 6 carros ultracompactos que estão sendo desenvolvidos por fabricantes japoneses. Embora atualmente os ultracompactos não possam ser utilizados nas vias públicas sem permissão especial, o ministério está examinando meios de criar demanda para tais carros, que são adequados para pessoas idosas que percorrem curtas distâncias.

Grupo de resgate dos Estados Unidos finaliza busca por alpinistas desaparecidos

No domingo, funcionários do Serviço dos Parques Nacionais dos Estados Unidos finalizaram as buscas por quatro alpinistas japoneses desaparecidos no Monte McKinley, no Alaska.

Os quatro alpinistas de um grupo de 5 membros estavam desaparecidos desde que o grupo foi atingido por uma avalanche na quarta-feira a aproximadamente 3.600 metros do nível do mar. Apenas um deles sobreviveu à provação.

Atentado a bomba mata quatro estudantes no Paquistão

Um carro-bomba explodiu em Quetta, oeste do Paquistão, na segunda-feira, matando 4 estudantes universitários e ferindo 50 pessoas.

Os explosivos foram colocados em um carro estacionado e destruíram um ônibus escolar que estava indo em direção a uma universidade próxima. O prédio do consulado geral honorário do Japão que fica próximo ao local também sofreu danos. Os funcionários não estavam no prédio no momento da explosão e, portanto, não se feriram.

Último foragido da Aum Shinrikyo diz ainda acreditar em fundador da seita

O último membro da Aum Shinrikyo a ser preso disse ainda acreditar no fundador da seita.

Fontes ligadas à investigação revelaram que, logo depois de sua prisão, Katsuya Takahashi, disse ainda acreditar em Shoko Asahara, cujo nome real é Chizuo Matsumoto, o fundador da seita. A sentença de morte de Matsumoto transitou em julgado.

Takahashi foi detido na sexta-feira em Tóquio. Ele foi preso sob a acusação de assassinato envolvendo o ataque com gás sarin no sistema de metrô de Tóquio em março de 1995.

Investigadores descobriram várias fotografias de Matsumoto dentro de uma bolsa que Takahashi havia deixado num guarda-volume. Eles também descobriram livros escritos por Matsumoto e fitas-cassete com os seus ensinamentos.

A polícia metropolitana de Tóquio suspeita que Takahashi tenha mantido suas crenças religiosas. A polícia vai investigar possíveis contatos que ele teve com a seita durante os 17 anos em que esteve foragido.

Doenças mentais relacionadas ao ambiente de trabalho atingem recorde no Japão

Autoridades japonesas confirmaram o número recorde de trabalhadores que estão desenvolvendo doenças mentais devido ao estresse em local de trabalho.

O Ministério do Trabalho informou que 325 pessoas se tornaram elegíveis para a compensação ao trabalhador por depressão ou outras condições mentais, de abril de 2011 a março de 2012. A cifra está em 17 acima da cifra do ano anterior. Sessenta e seis pessoas cometeram suicídio ou tentaram se matar.

Em relação à faixa etária, 112 pessoas estavam na faixa dos 30 anos e 69 pessoas estavam na faixa dos 20 anos.

A causa mais comum foi carga excessiva de trabalho ou mudança na atribuição de tarefas, com 16%. A segunda causa mais comum foi acidente ou desastre grave, com 15%. Bullying e assédio ficaram na terceira posição com 12%.

O professor da Universidade de Kansai, Koji Morioka disse que as empresas estão recrutando um número menor de funcionários. Portanto, funcionários iniciantes têm menos treinamento, mas são encarregados das mesmas tarefas dos colegas com mais experiência. Morioka citou essa situação como uma das possíveis razões pelas quais pessoas jovens desenvolvem doenças mentais.

Exército egípcio cria emendas constitucionais

O exército egípcio publicou emendas à constituição interina do país. Isso se segue à declaração de vitória por parte da Irmandade Muçulmana no segundo turno das eleições presidenciais.

Prossegue a contagem dos votos das eleições de sábado e de domingo em que Mohamed Morsi, candidato da Irmandade Muçulmana, concorreu contra Ahmed Shafiq, um ex-primeiro-ministro e comandante das forças aéreas.

O Conselho Supremo das Forças Armadas anunciou as emendas constitucionais na segunda-feira. As emendas estipulam que a competência do Legislativo para criar leis e aprovar o orçamento será transferida para o exército por ora.

O conselho também afirmou que um comitê com a função de criar uma nova constituição será organizado pelo exército. As emendas proíbem que o presidente interfira no orçamento militar ou na organização de seus membros.

A administração militar interina diz que vai finalizar a transferência de poder para um governo civil até o fim do mês. No entanto, a medida que busca fortalecer a autoridade militar deixou os jovens egípcios e a Irmandade Muçulmana insatisfeitos.

Coreia do Norte condena treinamento militar conjunto envolvendo Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul

A Coreia do Norte declarou na segunda-feira que reforçará sua defesa em resposta ao planejado exercício naval conjunto envolvendo Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte criticou as manobras envolvendo os três países a serem realizadas na quinta e na sexta-feira ao largo da Península Coreana.

Na semana passada, as forças norte-americanas estacionadas na Coreia do Sul informaram que pediram ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos a transferência de mais helicópteros de ataque. Na quinta-feira, os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros dos Estados Unidos e da Coreia do Sul também chegaram a um acordo durante conversações em Washington segundo o qual os dois países, aos quais o Japão se uniu, avançarão na coordenação para deter provocações da Coreia do Norte.

O porta-voz da chancelaria da Coreia do Norte chamou tais movimentações de provocação aberta, e culpou os Estados Unidos de aumentar as tensões na região.

Acoplagem de espaçonave chinesa a módulo espacial é bem-sucedida

Uma espaçonave chinesa com 3 astronautas acoplou-se a uma estação de pesquisas em órbita. O procedimento de acoplagem tripuada foi o primeiro realizado pela China, país que avança no seu projeto de construção de uma estação espacial própria.

Na segunda-feira, a nave Shenzhou 9 finalizou o acoplamento ao módulo Tiangong 1, a uma altitude de 340 quilômetros, pouco depois das 6 horas de acordo com o tempo universal coordenado. O acoplamento foi realizado por meio de controle remoto a partir de uma base solo que havia sido ajustada para a órbita da nave desde o seu lançamento no sábado.

A Shenzhou 9 transporta a primeira astronauta chinesa, Liu Yang, e 2 outros tripulantes. Eles entraram no módulo Tiangong 1 horas depois.

Como parte da missão de 13 dias, os astronautas vão realizar, no domingo, um procedimento de acoplagem manual e alguns experimentos.

A China é o terceiro país a realizar uma acoplagem espacial tripulada, seguindo-se aos Estados Unidos e à Rússia. A China tem a intenção de construir uma estação espacial permanente até o ano de 2020.

Governo japonês quer analisar acidentes com aeronaves norte-americanas antes de recebê-las em seu território

O governo japonês quer analisar melhor o acidente da última semana envolvendo uma aeronave militar norte-americana Osprey antes de revisar um plano de transferência de aeronaves desse tipo para Okinawa.

A aeronave, capaz de realizar pousos e decolagens verticais, esteve envolvida em uma série de acidentes, alguns fatais.

O secretário-chefe do gabinete do Japão, Osamu Fujimura, disse a repórteres na segunda-feira que ainda está aguardando uma explicação da parte do governo dos Estados Unidos sobre as causas do acidente na semana passada na Flórida. Fujimura disse que o gabinete de ministros vai discutir o que fazer com o plano existente com base nos dados norte-americanos.

No domingo, milhares de cidadãos de Okinawa se reuniram na cidade de Ginowan para se manifestar contra a transferência de aeronaves Osprey para a base aérea de Futenma do corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos, que fica na cidade de Ginowan. Fujimura disse que o governo deseja levar em consideração diversas opiniões sobre o assunto.

Vice-ministro japonês acompanha reinício das operações da usina de Ooi

O governo japonês enviou um funcionário de alto escalão à usina nuclear de Ooi, localizada na província de Fukui, região central do Japão, para garantir um reinício seguro das suas atividades.

O vice-ministro da Indústria, Seishu Makino, visitou o centro local de resposta a emergências da usina na segunda-feira. O centro está localizado a aproximadamente 7 quilômetros da usina da cidade de Ooi. A visita do vice-ministro se segue a uma decisão tomada pelo governo, no sábado, de religamento dos reatores 3 e 4 do complexo.

Makino pediu aos governos central e provincial e à operadora da usina, a Companhia de Energia Elétrica de Kansai, que monitorem atentamente o reinício dos reatores e façam o possível para garantir a sua segurança.

O vice-ministro também discutiu os procedimentos de reinício durante uma videoconferência com autoridades da usina nuclear de Ooi, da Agência de Segurança Nuclear e Industrial localizada em Tóquio e de outras organizações.

O governo japonês disse que o vice-ministro vai permanecer no centro para acompanhar o progresso do reinício das operações dos 2 reatores até que estes atinjam plena capacidade. Também se espera que ele tome a liderança no caso de ocorrência de emergências.

O governo provincial de Fukui havia solicitado ao governo central que monitorasse os procedimentos em tempo integral como uma condição para o reinício das operações da usina de Ooi.