segunda-feira, 18 de junho de 2012

Exército egípcio cria emendas constitucionais

O exército egípcio publicou emendas à constituição interina do país. Isso se segue à declaração de vitória por parte da Irmandade Muçulmana no segundo turno das eleições presidenciais.

Prossegue a contagem dos votos das eleições de sábado e de domingo em que Mohamed Morsi, candidato da Irmandade Muçulmana, concorreu contra Ahmed Shafiq, um ex-primeiro-ministro e comandante das forças aéreas.

O Conselho Supremo das Forças Armadas anunciou as emendas constitucionais na segunda-feira. As emendas estipulam que a competência do Legislativo para criar leis e aprovar o orçamento será transferida para o exército por ora.

O conselho também afirmou que um comitê com a função de criar uma nova constituição será organizado pelo exército. As emendas proíbem que o presidente interfira no orçamento militar ou na organização de seus membros.

A administração militar interina diz que vai finalizar a transferência de poder para um governo civil até o fim do mês. No entanto, a medida que busca fortalecer a autoridade militar deixou os jovens egípcios e a Irmandade Muçulmana insatisfeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário