segunda-feira, 18 de junho de 2012

Doenças mentais relacionadas ao ambiente de trabalho atingem recorde no Japão

Autoridades japonesas confirmaram o número recorde de trabalhadores que estão desenvolvendo doenças mentais devido ao estresse em local de trabalho.

O Ministério do Trabalho informou que 325 pessoas se tornaram elegíveis para a compensação ao trabalhador por depressão ou outras condições mentais, de abril de 2011 a março de 2012. A cifra está em 17 acima da cifra do ano anterior. Sessenta e seis pessoas cometeram suicídio ou tentaram se matar.

Em relação à faixa etária, 112 pessoas estavam na faixa dos 30 anos e 69 pessoas estavam na faixa dos 20 anos.

A causa mais comum foi carga excessiva de trabalho ou mudança na atribuição de tarefas, com 16%. A segunda causa mais comum foi acidente ou desastre grave, com 15%. Bullying e assédio ficaram na terceira posição com 12%.

O professor da Universidade de Kansai, Koji Morioka disse que as empresas estão recrutando um número menor de funcionários. Portanto, funcionários iniciantes têm menos treinamento, mas são encarregados das mesmas tarefas dos colegas com mais experiência. Morioka citou essa situação como uma das possíveis razões pelas quais pessoas jovens desenvolvem doenças mentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário