sábado, 2 de junho de 2012

Noda e Ozawa irão se reunir novamente no domingo

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, quer se reunir novamente com o ex-líder do Partido Democrata, Ichiro Ozawa, no domingo, para obter seu apoio na aprovação de um projeto de lei para aumentar o imposto sobre o consumo. Noda e Ozawa se encontraram na quarta-feira, com a participação do secretário-geral do partido, Azuma Koshiishi, mas eles não conseguiram diminuir a divergência sobre a questão do imposto. Koshiishi deve participar novamente da reunião de domingo. A atual sessão do Parlamento será encerrada em 21 de junho. O premiê quer que o projeto de lei seja colocado em votação antes de partir para o México para participar da reunião de cúpula do G20, que terá início em 18 de junho.

Termômetros de reator na usina de Fukushima apresentam problema

A operadora da usina nuclear Fukushima 1 diz que mais da metade dos termômetros no reator número 2 não está funcionando. A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, Tepco, anunciou na sexta-feira que de um total de 41 termômetros, 23 estão com problema no funcionamento. A operadora diz que a intensa umidade no interior do reator teria causado o mau funcionamento. A empresa irá instalar novos termômetros até o final de julho. Para isso, a Tepco está, no momento, descontaminando o local e treinando trabalhadores para instalar novos termômetros. Segundo um funcionário da operadora, termômetros são essenciais para obter informações sobre as condições dos reatores e mantê-los no estado de parada fria.

Aumentam vendas de carros japoneses nos EUA

A venda de carros novos nos Estados Unidos aumentou em maio, com uma recuperação notável das montadoras japonesas após o terremoto em março do ano passado. A empresa americana de pesquisa de mercado, a Autodata, anunciou que as vendas de carros novos nos Estados Unidos subiram 25,7 por cento em relação ao ano anterior, chegando a 1.334.600 unidades. Trata-se de uma elevação pelo décimo segundo mês consecutivo. O aumento é atribuído à contínua demanda no mercado americano e à recuperação das montadoras japonesas, que tiveram redução na sua produção no ano passado. As vendas da Toyota Motor subiram 87,3 por cento na base ano-a-ano. O número é o maior desde 1980, quando a Autodata começou a coletar dados. A Honda registrou um aumento de 47,6 por cento nas suas vendas, e a Nissan, 20,5 por cento.

Japão, EUA e Coreia do Sul concordam em cooperar na questão norte-coreana

Os ministros da Defesa do Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul concordaram em aumentar a cooperação para evitar que a Coreia do Norte efetue mais atos provocativos. O vice-ministro da Defesa do Japão, Shu Watanabe, se reuniu sábado com o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, e o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Kwan-jin, na conferência sobre segurança, em Cingapura. O encontro é realizado anualmente. Em uma declaração conjunta, eles afirmaram que os atos provocativos da Coreia do Norte iriam somente isolar ainda mais o país da comunidade internacional. Eles concordaram também em trabalhar juntos para manter a segurança marítima e liberdade de navegação no Mar da China Meridional. Tensões entre a China e países vizinhos estão crescendo devido às disputas territoriais na região. Mais tarde, em conversações bilaterais, Watanabe pediu a Panetta que informe ao Japão os resultados da investigação sobre a queda de um avião MV-22 Osprey no Marrocos. Os governos japonês e americano planejam iniciar a mobilização da aeronave na Base Aérea de Futenma dos Fuzileiros Navais Americanos, na província de Okinawa, no extremo sul do Japão, no final de julho. Panetta afirmou que os Estados Unidos vão fornecer ao Japão informações necessárias para obter a compreensão da população de Okinawa.

Japão divulga dados sobre a "expectativa de vida saudável

O Ministério da Saúde do Japão diz que homens japoneses vivem com saúde até aproximadamente 70 anos, e as mulheres japonesas, até por volta de 74 anos. O ministério divulgou, pela primeira vez, projeções de idade para os japoneses que não precisam de cuidados especiais para idosos. As estimativas estão baseadas em pesquisas envolvendo mais de 220 mil lares. Em 2010, a média da expectativa de vida saudável para os homens era de 70,42 anos, e para as mulheres, 73,62 anos. O número para homens era cerca de 9 anos mais curto do que a média de sua expectativa de vida, e aproximadamente 12 anos no caso de mulheres. O ministério diz que planeja estudar medidas para prolongar a expectativa de vida saudável, como por exemplo, melhorando a dieta alimentar da população e criando um ambiente propício à realização de exercícios físicos.

Governo japonês irá criar programa de seguro para petroleiros

O governo japonês está preparando um novo programa de seguro para cobrir danos ambientais provocados por possíveis acidentes envolvendo navios-tanque japoneses que transportam petróleo iraniano. O movimento se segue antes da entrada em vigor das sanções da União Europeia contra o Irã, no dia primeiro de julho. Proprietários de navios japoneses vão perder garantia de pagamento de suas apólices de seguro quando firmas da União Europeia suspenderem o pagamento de uma grande porção de prêmios dos fundos de seguro mútuo devido às sanções. O governo japonês planeja criar um programa para arcar com a cobertura de seguro no valor equivalente a até 7,6 bilhões de dólares em caso de emergência, se companhias japonesas de navegação pagarem o montante necessário de seu prêmio.

EUA irão mobilizar mais navios militares no Oceano Pacífico

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, diz que o país vai mobilizar 60 por cento de seus navios na região da Ásia e do Pacífico até 2020, tendo em vista o fortalecimento militar da China. Em um discurso na conferência sobre segurança, em Cingapura, Panetta disse sábado que os Estados Unidos vão revisar a atual alocação de contingentes da Marinha, hoje distribuída igualmente nos Oceanos Pacífico e Atlântico. Ele afirmou que os Estados Unidos vão desenvolver novas relações com o Japão e Coreia do Sul, seus aliados de longa data, incluindo no campo da tecnologia militar. Ele enfatizou também que os Estados Unidos vão realizar mais exercícios militares com a Indonésia, Vietnã e Índia.

Companhia japonesa construirá geradora de energia eólica em alto-mar

Uma companhia japonesa está construindo uma instalação de geração de energia eólica no mar, em um ponto mais distante que aquelas existentes atualmente. A companhia está investindo 57 milhões de dólares para construir 8 turbinas com embarcações especiais ao largo da costa da cidade de Kamisu, na província de Ibaraki. Embarcações especiais são amplamente usadas na construção de instalações de geração de energia eólica na Europa. Contudo, até agora, as operadoras japoneses instalavam turbinas próximas à costa usando guindastes.