sexta-feira, 15 de junho de 2012

Pinturas em caverna da Espanha devem ser as mais antigas do mundo

Pesquisadores britânicos e espanhóis descobriram que pinturas na antiga caverna, ao norte da Espanha, devem ser as mais antigas do mundo. As pinturas datam de mais de 40 mil anos.

Os pesquisadores utilizaram um método de avaliação por radiação nos desenhos encontrados em 11 cavernas, incluindo a de Altamira e El Castillo, dois patrimônios naturais da Humanidade.

A equipe divulgou sua descoberta na revista americana Science.

Japão pede a países fundos para o Afeganistão

Em Cabul, o vice-chanceler do Japão, Ryuji Yamane, pediu na quinta-feira à comunidade internacional que divulgue, em uma conferência para a assistência ao Afeganistão, no próximo mês em Tóquio, o montante de suas contribuições para ajudar na reconstrução do país após a planejada retirada de tropas estrangeiras.

A reunião tem como objetivo garantir a reconstrução e o desenvolvimento do Afeganistão, após tropas estrangeiras deixarem o país até o final de 2014.

Coreia do Norte pede mudança de poder na Coreia do Sul

O jornal Rodong Sinmun, do partido governista norte-coreano, o dos Trabalhadores, conclamou os sul-coreanos a votarem a favor de uma mudança do poder na eleição presidencial do país que está marcada para dezembro.

O jornal publicou um editorial na sexta-feira, para marcar o décimo segundo aniversário da assinatura de uma declaração conjunta, assinada pelo falecido líder norte-coreano Kim Jong Il e o então presidente sul-coreano, Kim Dae-jung.

O editoria se referiu ao atual governo da Coreia do Sul, sob liderança do presidente Lee Myung-bak, como traidor com ligações com os Estados Unidos.

O jornal ressaltou que caso o partido governista conservador do presidente Lee assuma outra vez o poder, em seguida à eleição presidencial de dezembro, isto poderá significar um término dos laços inter-coreanos o desencadeamento de uma guerra.

A Coreia do Norte aparentemente espera que um governo mais conciliador venha a assumir o poder na Coreia do Sul, de forma que possa reiniciar a ajuda oferecida ao Norte em alimentos e revigorar a cooperação econômica.

Democratização do Egito poderá ser retardada

Os egípcios estão ficando cada vez mais preocupados de que a mudança do país para um regime democrático possa ser retardada em consequência de uma recente decisão da corte.

A Suprema Corte Constitucional do Egito determinou, na quinta-feira, que a eleição parlamentar realizada após a deposição do presidente Hosny Mubarak era inconstitucional.

Agora, aparentemente, o antigo parlamento de 5 meses será dissolvido em uma nova eleição.

O parlamento tem desempenhado um papel chave nos esforços do Egito rumo à democratização.

Somente 3 dias atrás, o parlamento estabeleceu um painel para delinear uma nova constituição. Contudo, o painel será eliminado caso o parlamento seja dissolvido.

O conselho militar governante disse que, provavelmente estabelecerá um novo painel.

Segundo o conselho, o segundo turno da eleição presidencial será realizado conforme programado, neste fim de semana.

Contudo, o conselho não esclareceu quando será estabelecido um novo painel nem quando uma nova eleição parlamentar será realizada. A transição foi originalmente estabelecida para o final de junho.

Detectados altos níveis de radiação no andar acima do reator em Fukushima

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio diz ter detectado níveis de radiação extremamente altos em um andar logo acima do reator número dois na usina nuclear Fukushima 1.

A Tepco enviou, na quarta-feira, um robô ao prédio do reator para gravar imagens e medir a radiação no local.

Segundo a empresa, foram registrados 880 milisieverts por hora de radiação no quinto andar, que se localiza a 4,5 metros acima do vaso de contenção do reator.

A Tepco suspeita que substâncias radioativas, que vazaram do reator número 2, tenham passado por este local.

Mas a companhia disse que, após analisar as imagens gravadas pelo robô, não foi possível determinar a rota exata destas substâncias radioativas.

Durante a crise na usina nuclear Fukushima 1, acredita-se que o reator número 2 tenha liberado a maior quantidade de substâncias radioativas no ar. Contudo, não foi determinada ainda a rota pela qual passaram essas substâncias.

A Tepco precisa encontrar e consertar as partes danificadas do reator para recuperar o combustível nuclear derretido, antes do desmantelamento do reator. Mas, segundo a empresa, altos níveis de radiação impedem, frequentemente, que trabalhadores entrem no prédio do reator. Isso significa que ainda será necessário muito tempo para encontrar os problemas no vaso de contenção.

Governador de Okinawa recusa aceitar aviões do tipo Osprey em base de sua província

O governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, declarou que não vai permitir o deslocamento de aviões do tipo Osprey para uma base americana em sua província.

Os Fuzileiros Navais dos Estados Unidos tencionam deslocar esta aeronave avançada de transporte para sua Base Aérea de Futenma, até o final deste ano.

A observação de Nakaima surge depois que um Osprey CV-22 caiu na Flórida, durante um exercício de treinamento, na quarta-feira.

O Osprey é uma mistura de helicóptero e aeronave com asas fixas, sendo capaz de levantar voo e aterrissar em forma vertical. O avião é usado pela Força Aérea dos Estados Unidos e pelo Corpo de Fuzileiros Navais.

Nakaima disse à imprensa na sexta-feira que pediria informações com mais detalhes sobre o acidente da queda do avião na Flórida.

Ele manifestou inquietação de que a queda em questão, juntamente com um acidente anterior no Marrocos, em abril passado, indicam que o avião de motor inclinado não é uma aeronave segura.

Takahashi é acusado de envolvimento em vários crimes da seita

Katsuya Takahashi entrou na seita Aum Shinrikyo na ocasião de sua fundação, em 1987.

Ele era guarda de segurança do fundador da seita, Shoko Asahara, cujo nome verdadeiro é Chizuo Matsumoto.

Mais tarde, pertenceu ao que o culto chamava de "ministério da inteligência" e acredita-se que ele tenha se envolvido em diversas atividades ilegais.

Além do envolvimento no ataque de gás sarin no sistema de metrô de Tóquio, em 1995, supõe-se que, nesse mesmo ano, ele tenha tomado parte da morte de um homem que tentou ajudar sua irmã a deixar o culto. Takahashi é acusado de ter forçado o homem a entrar em um carro e de tê-lo levado à instalação da seita.

Nesse mesmo ano de 1995, uma correspondência enviada ao então governador de Tóquio, Yukio Aoshima, explodiu no prédio do governo metropolitano de Tóquio, provocando ferimentos em um funcionário. Takahashi é suspeito de ter estado envolvido na produção do explosivo usado nesse incidente.

Grã-Bretanha e Argentina em divergência na questão das Ilhas Malvinas

A Grã-Bretanha e a Argentina criticaram uma a outra em um comitê da ONU para discutir as reivindicações territoriais envolvendo as Ilhas Falkland, conhecidas também como Malvinas.

O comitê especial da ONU realizou, na quinta-feira, uma sessão para discutir a questão das ilhas, no trigésimo aniversário da vitória britânica na guerra de 10 semanas contra a Argentina.

Banco Central do Japão decide manter inalterada sua política monetária

O banco central do Japão decidiu manter sua atual política monetária de injetar fundos no mercado através da aquisição de títulos do governo juntamente com outra medidas de suavização do crédito.

O conselho de políticas do banco anunciou esta decisão unânime depois de uma reunião de dois dias que terminou na sexta-feira.

O conselho manifestou inquietações quanto à crise de débito da Europa, citando o problema de empréstimos irrecuperáveis dos bancos espanhóis e a eleição na Grécia. O conselho disse que a crise poderá pior e que as perspectivas da economia global permanecem incertas.

O órgão entretanto adotou uma posição mais positiva no tocante à economia japonesa, afirmando que ela está se recuperando gradativamente devido, em parte, às crescentes demandas de trabalhos de reconstrução na região nordeste do Japã

Estados Unidos dizem que não há falhas no projeto da aeronave Osprey

Um funcionário da Força Aérea dos Estados Unidos disse que não há suspeita de haver falhas no projeto básico da aeronave CV-22 Osprey, e que sua operação não será suspensa apesar do acidente ocorrido na quarta-feira na Flórida. Os Estados Unidos planejam enviar aeronaves desse tipo para a sua base localizada no Japão.

O Coronel James Slife, comandante da ala de operações especiais na base da Força Aérea da Flórida, deu uma entrevista à imprensa na quinta-feira.

Ele disse que o incidente ocorreu durante a prática de disparos. Slife informou, também, que uma equipe da Força Aérea deu início a uma investigação para detectar a causa do acidente que deixou 5 tripulantes feridos.

Advogado pede revisão da investigação envolvendo Aum Shinrikyo

Um advogado, que está prestando assistência às vítimas de crimes cometidos pela seita Aum Shinrikyo, pediu a revisão completa da investigação por parte da polícia, agora que o último fugitivo do grupo foi preso.

Taro Takimoto disse, na sexta-feira, que deve ser esclarecido por completo por que a polícia demorou 17 anos para prender Katsuya Takahashi.

O advogado afirmou que a prisão de Takahashi é um fato marcante na história de Aum Shinrikyo. Ele acrescentou que quer que todos estejam a par do incidente e compreendam a real situação do caso.

O próprio Takimoto foi atacado pelo grupo religioso com gás sarin em 1994, na época em que ajudava as pessoas que tinham deixado a seita.

Polícia japonesa prende o último fugitivo da seita Aum Shinrikyo

A polícia de Tóquio prendeu o último membro fugitivo da seita Aum Shinrikyo, de nome Katsuya Takahashi. Ele estava sendo procurado pela polícia já há 17 anos.

Takahashi foi detido na manhã de sexta-feira, no bairro de Ota, em Tóquio. Ele foi preso depois da polícia ter confirmado sua identidade.

Takahashi estava sendo procurado pela polícia em conexão com o ataque com gás sarin contra a rede de metrô de Tóquio, ocorrido em março de 1995 e também por outros crimes relacionados com a seita. Ele alegadamente ajudou um dos culpados a fugir depois do ataque.

Segundo a polícia, Takahashi retirou de sua conta bancária 30 mil dólares no dia 4 de junho, um dia depois de outro membro da seita, uma mulher de nome Naoko Kikuchi ter sido presa. Depois disto, ele continuou em sua fuga.