sexta-feira, 15 de junho de 2012

Coreia do Norte pede mudança de poder na Coreia do Sul

O jornal Rodong Sinmun, do partido governista norte-coreano, o dos Trabalhadores, conclamou os sul-coreanos a votarem a favor de uma mudança do poder na eleição presidencial do país que está marcada para dezembro.

O jornal publicou um editorial na sexta-feira, para marcar o décimo segundo aniversário da assinatura de uma declaração conjunta, assinada pelo falecido líder norte-coreano Kim Jong Il e o então presidente sul-coreano, Kim Dae-jung.

O editoria se referiu ao atual governo da Coreia do Sul, sob liderança do presidente Lee Myung-bak, como traidor com ligações com os Estados Unidos.

O jornal ressaltou que caso o partido governista conservador do presidente Lee assuma outra vez o poder, em seguida à eleição presidencial de dezembro, isto poderá significar um término dos laços inter-coreanos o desencadeamento de uma guerra.

A Coreia do Norte aparentemente espera que um governo mais conciliador venha a assumir o poder na Coreia do Sul, de forma que possa reiniciar a ajuda oferecida ao Norte em alimentos e revigorar a cooperação econômica.

Um comentário: