sexta-feira, 15 de junho de 2012

Detectados altos níveis de radiação no andar acima do reator em Fukushima

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio diz ter detectado níveis de radiação extremamente altos em um andar logo acima do reator número dois na usina nuclear Fukushima 1.

A Tepco enviou, na quarta-feira, um robô ao prédio do reator para gravar imagens e medir a radiação no local.

Segundo a empresa, foram registrados 880 milisieverts por hora de radiação no quinto andar, que se localiza a 4,5 metros acima do vaso de contenção do reator.

A Tepco suspeita que substâncias radioativas, que vazaram do reator número 2, tenham passado por este local.

Mas a companhia disse que, após analisar as imagens gravadas pelo robô, não foi possível determinar a rota exata destas substâncias radioativas.

Durante a crise na usina nuclear Fukushima 1, acredita-se que o reator número 2 tenha liberado a maior quantidade de substâncias radioativas no ar. Contudo, não foi determinada ainda a rota pela qual passaram essas substâncias.

A Tepco precisa encontrar e consertar as partes danificadas do reator para recuperar o combustível nuclear derretido, antes do desmantelamento do reator. Mas, segundo a empresa, altos níveis de radiação impedem, frequentemente, que trabalhadores entrem no prédio do reator. Isso significa que ainda será necessário muito tempo para encontrar os problemas no vaso de contenção.

Um comentário: