domingo, 3 de junho de 2012

Meteorologia no Japão contará com o supercomputador mais veloz do mundo

A Agência de Meteorologia do Japão passará a usar um novo supercomputador que o órgão diz ser o equipamento mais veloz à disposição de uma instituição do setor no mundo inteiro. O novo sistema, que passará a funcionar terça-feira em Tóquio, pode efetuar 847 trilhões de cálculos por segundo. É uma velocidade 30 vezes maior que a do sistema atual, que entrou em operação seis anos atrás. A agência faz atualmente o prognóstico de nuvens de chuva, chuva e outros fenômenos meteorológicos para áreas de 25 quilômetros quadrados. O novo supercomputador reduzirá a abrangência para áreas de 4 quilômetros quadrados. A Agência de Meteorologia do Japão anuncia que aperfeiçoará previsões para nuvens cúmulos-nimbo que causam chuvaradas e rajadas de vento em áreas bastante limitadas.

EUA dizem que erro humano causou acidente fatal com avião MV-22 Osprey

Os Estados Unidos afirmam que um erro humano causou o recente acidente fatal com um avião MV-22 Osprey. As Forças Armadas americanas planejam posicionar este tipo de aeronave de transporte na província de Okinawa, no extremo sul do Japão. O governo americano concluiu sua investigação do acidente que ocorreu com um avião MV-22 Osprey no Marrocos, em exercício realizado em abril. Dois militares americanos morreram no acidente. O vice-ministro sênior de Defesa do Japão, Shu Watanabe, pediu sábado ao secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, que comunique ao governo japonês o resultado da investigação. As duas autoridades reuniram-se à margem de uma conferência sobre Defesa que foi realizada em Cingapura. O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos planeja passar a posicionar aviões MV-22 Osprey em sua base aérea de Futenma, em Okinawa, a partir do final de julho. No entanto, o plano vem enfrentando ferrenha oposição na província, principalmente após o acidente. Ao falar a repórteres, o vice-ministro sênior de Defesa do Japão disse acreditar que não haja problemas com os aviões Osprey.

Secretário de Defesa dos EUA enfatiza importância da cooperação com o Vietnã

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, disse ser necessário intensificar a cooperação com o Vietnã para assegurar a liberdade de navegação no Mar do Sul da China. Ele fez a declaração ao discursar para cerca de 80 militares e membros da tripulação de uma embarcação de suprimento naval dos Estados Unidos que estava ancorada na Baía Cam Ranh. O local tem importância simbólica por ter sido uma base aeronaval na Guerra do Vietnã. Leon Panetta destacou ser simbólica a sua visita à baía como primeiro secretário de Defesa a ir ao local desde o fim da guerra, em 1975. Enfatizou ter havido melhoria nos laços entre os Estados Unidos e o Vietnã desde a normalização das relações diplomáticas, 17 anos atrás. O secretário de Defesa declarou a repórteres que os Estados Unidos trabalharão juntos com o Vietnã no estabelecimento de regras e regulamentações para a solução de disputas territoriais e para assegurar a livre passagem pelo Mar do Sul da China.

Japoneses gastam mais com pão do que com arroz

Uma pesquisa realizada pelo governo japonês constatou que, no ano passado, pela primeira vez, os gastos com pão em domicílios japoneses excederam os gastos com arroz. Realizada pelo Ministério do Interior, a sondagem mostra que os domicílios japoneses pagaram em torno de 356 dólares pela compra de arroz, no ano passado, com baixa de 16 dólares em relação ao registrado em 2010. Os gastos com pão tiveram ligeiro aumento de aproximadamente 1 dólar, chegando a 363 dólares. Os gastos com arroz vinham sendo constantemente maiores que os de pão desde 1963, quando dados comparáveis passaram a estar disponíveis. Nos últimos anos, no entanto, tem havido uma queda nas compras de arroz pela população japonesa.

Há maior risco de leucemia para filhos de sobreviventes da bomba atômica

Uma equipe de cientistas afirma que têm maiores possibilidade de sofrer de leucemia pessoas com pais sobreviventes da bomba atômica lançada sobre Hiroshima em 1945. A equipe da Universidade de Hiroshima anunciou o resultado de sua pesquisa no domingo. Das 63 mil pessoas nascidas nos dez anos posteriores ao lançamento da bomba, menos de um quarto têm pais que sobreviveram ambos ao ataque. Quarenta e nove das pessoas pesquisadas passaram a sofrer de leucemia até a idade de 35 anos, e 36 delas tiveram pais que eram ambos sobreviventes da bomba. O professor emérito da Universidade de Hiroshima Nanao Kamada considera cedo demais para concluir que a radiação da bomba atômica tenha um impacto genético. Ele enfatizou a necessidade de realização de novas pesquisas com uso dos dados coletados pela equipe.

Reorientação do poderio militar dos EUA para a Ásia gera reações divergentes

Nações envolvidas em disputas territoriais com a China têm manifestado apoio ao plano das Forças Armadas dos Estados Unidos de aumentar o número de navios da Marinha americana posicionados na região Ásia-Pacífico. Já a própria China reagiu de maneira diferente à nova estratégia de Defesa dos Estados Unidos. Em uma conferência sobre Defesa realizada em Cingapura, o secretário americano de Defesa, Leon Panetta, afirmou sábado que os Estados Unidos posicionarão 60% dos navios de sua Marinha na região Ásia-Pacífico até 2020, em face do fortalecimento militar e das ambições marítimas da China. Em entrevista à NHK, o ministro de Defesa das Filipinas, Voltaire Gazmin, saudou o plano dos Estados Unidos de reforçar a presença militar americana na região. Um representante da China no encontro que dirige um instituto de pesquisa estatal chinês declarou à imprensa que a China e alguns outros países preocupam-se com a mudança da estratégia de Defesa dos Estados Unidos para a região Ásia-Pacífico.

Premiê do Japão anuncia que reformará Gabinete de ministros

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, vai tentar obter a cooperação dos partidos da oposição em preparação ao exame de projeto para aumento do imposto de consumo do país. Falando à imprensa no domingo Noda anunciou que fará uma reforma do Gabinete de ministros na segunda-feira. Noda já conversou, pela segunda vez em uma semana, com Ichiro Ozawa, ex-presidente do Partido Democrata do Japão. Após o encontro, Noda, também do Partido Democrata, disse não ter chegado a um acordo com Ozawa sobre o projeto para aumento do imposto de consumo. O premiê japonês afirmou ter apresentado o projeto ao Parlamento como sendo uma proposta do seu próprio partido e manifestou determinação de obter o apoio dos partidos de oposição. Yoshihiko Noda afirmou que Ichiro Ozawa mostra-se determinado a não votar a favor do projeto de lei. O premiê disse ser inconcebível fazer emendas ao projeto de lei com base na opinião de Ozawa.