quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pesquisadores japoneses desenvolvem novo teste que mostra eficiência de drogas no combate ao câncer

Pesquisadores japoneses desenvolveram um novo tipo de teste não invasivo que mostra se uma droga de combate ao câncer pode tratar o paciente de forma eficaz.

Pesquisadores do Centro Nacional de Câncer e da Riken acrescentaram uma quantidade mínima de material radioativo a uma droga de combate ao câncer de mama, denominado de Trastuzumab. A droga ataca as células cancerígenas que produzem quantidades excessivas de um certo tipo de proteína.

Durante os testes iniciais, os pesquisadores injetaram a droga em pacientes com câncer de mama com células que produzem proteína. O material radioativo acrescentado na droga deu às células uma cor verde incandescente visível a imagens de escaneamento PET. As que se alastraram para outras partes do corpo também tinham uma cor verde incandescente.

A equipe chegou à conclusão de que o teste foi capaz de rastrear as células cancerígenas que poderiam ser tratadas com a droga.

Em testes convencionais, as células de câncer devem ser removidas do corpo com o uso de agulhas. O grupo disse que o novo método vai ser muito menos doloroso para os pacientes, além de não deixar cicatrizes.

Tepco reinicia resfriamento de piscina de estocagem de combustível em Fukushima

A operadora da danificada usina nuclear Fukushima 1 retomou o resfriamento de uma piscina de estocagem de combustível. O trabalho havia sido suspenso devido à falha de uma bomba d'água para resfriamento.

Uma bomba da piscina do prédio do reator número 4 parou de funcionar na segunda-feira depois de ter pegado fogo. A piscina contém 1.535 varetas de combustível usado e não-usado, o que representa a maior quantidade de varetas na usina.

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, a Tepco, usava uma bomba de reserva, que também quebrou na terça-feira. A companhia consertou a bomba na quarta-feira e a religou por volta das 6 horas da tarde.

A Tepco diz que a temperatura da piscina às 11 horas da manhã de quarta-feira era de 40 graus centígrados, ou seja, 6 acima do registrado no dia anterior. Às 5 horas da tarde, a temperatura havia subido para 42 graus.

A operadora espera que a temperatura caia em aproximadamente 10 graus nas próximas 12 ou 24 horas. A companhia planeja começar a remover as varetas da piscina até o fim do próximo ano.

No entanto, apesar do reforço que está sendo feito, especialistas estão preocupados quanto à resistência da piscina a terremotos, já que ela foi bastante danificada por uma explosão de hidrogênio em seguida ao desastre de março de 2011.

Considerações sobre as discussões do G7 sobre a crise da dívida europeia

No Comentário de hoje, Osamu Tanaka, o economista-chefe do Instituto de Pesquisas Dai-ichi Life, nos fala sobre a crise de crédito na Europa e o papel do Grupo dos 7.

O problema das instituições financeiras da Espanha parece ter sido o principal assunto discutido pela teleconferência realizada pelo G7.

O economista diz que o problema de crédito de bancos na Espanha não levou a um nervosismo com relação ao crédito em toda a Europa, mas abalou os mercados financeiros. Se o problema levar a uma preocupação com relação ao crédito por parte dos bancos, as transações entre os bancos devem diminuir, afetando de forma inevitável a economia real da Europa. Parece provável que o G-7 tenha considerado necessário realizar discussões como uma forma de evitar que isso aconteça.

O maior banco espanhol, o Bankia, que está atribulado com um grande número de dívidas irrecuperáveis, foi nacionalizado. Outros bancos no país também possuem esse tipo de dívidas, e está claro que eles precisam da injeção de dinheiro para aumentar as suas bases de capital. Como levantar o dinheiro necessário é a questão que se coloca.

O governo espanhol deseja pedir a ajuda do Fundo de Estabilidade Financeira da Europa, que é um fundo de resgate. No entanto, de acordo com o sistema atual, o fundo de estabilidade não pode injetar dinheiro nos bancos de forma direta. O dinheiro precisa ser emprestado aos governos, que em seguida o repassam aos bancos. Assim, o empréstimo é considerado uma dívida governamental, aumentando os déficits fiscais. O empréstimo também pode elevar as taxas de juros dos títulos do governo e aumentar as preocupações quanto ao crédito.

O governo espanhol deseja que o sistema seja modificado, de maneira que os fundos possam ser injetados nos bancos de forma direta. No entanto, uma modificação desse tipo deve tomar muito tempo. Assim, o economista conclui dizendo acreditar que a situação da Espanha se tornaria extremamente difícil.

Este foi o Comentário.

Morre o príncipe Tomohito de Mikasa

O príncipe Tomohito de Mikasa, um primo do imperador japonês Akihito, faleceu.

O príncipe, que tinha 66 anos de idade, havia passado por 16 cirurgias e várias formas de tratamento na garganta, depois de ter um câncer de esôfago removido em 1991.

Em dezembro do ano passado, os médicos encontraram um novo tumor na garganta do príncipe. O mesmo foi removido em janeiro num hospital de Tóquio, mas testes mostraram se tratar de um tumor maligno, e que o câncer havia se espalhado para outras partes de sua garganta. A saúde do príncipe piorou durante o tratamento e ele veio a falecer na quarta-feira.

O príncipe Tomohito era sobrinho do falecido imperador Showa. Ele deixou uma esposa, a princesa Nobuko, e duas filhas.

O príncipe era patrono da Sociedade Nipo-Britânica e da Sociedade Nipo-Norueguesa. Ele era um membro ativo da campanha de prevenção ao câncer e presidente do Fundo de Pesquisas sobre o Câncer, tendo, ele mesmo, lutado durante muitos anos contra a doença. Depois de uma operação, em 2008, o príncipe perdeu sua voz e se comunicava através de uma laringe artificial. O príncipe havia sido também hospitalizado várias vezes por alcoolismo e arritmia.

Táxis elétricos são introduzidos no Brasil pela montadora japonesa Nissan

O carro elétrico Leaf, da montadora japonesa Nissan, é introduzido no Brasil como táxi, numa base experimental. O Leaf vai servir a cidade de São Paulo.

Dois modelos Leaf com sinal indicando 'emissão zero' foram exibidos ao público na terça-feira.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, dirigiu um dos veículos para experimentar o ambiente silencioso do carro.

Funcionários municipais dizem que o Leaf vai ser o primeiro táxi elétrico na região da América do Sul e Central.

São Paulo tenciona possuir 10 Leafs até o final do ano, instalando, ao mesmo tempo, 15 postos para recarga elétrica.

Sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki são contra o religamento da usina nuclear de Ooi

Os hibakushas, ou seja, sobreviventes dos bombardeios atômicos de 1945 contra Hiroshima e Nagasaki, adotaram uma resolução de oposição ao religamento da usina nuclear de Ooi, na costa do Mar do Japão.

A Confederação Japonesa de Organizações dos Sofredores da Explosão da Bomba Atômica e de Hidrogênio realizaram uma reunião regular na quarta-feira, em Tóquio, com a participação de 150 pessoas.

A resolução assinala que o governo ainda não fixou um novo organismo regulador de segurança e que tampouco realizou alguma avaliação sobre os danos na usina no caso de um eventual acidente nuclear.

Também diz que o religamento da usina para atender somente as necessidades de eletricidade durante o verão irá solapar a segurança do povo.

Os sobreviventes pediram ao governo para adotar uma política nova no setor de energia e terminar com sua dependência da energia nuclear.

O secretário-geral Terumi Tanaka disse se sentir frustrado e triste pelo fato dos sofredores dos bombardeios atômicos de 1945 não terem sido ouvidos pelo governo no tocante a esta questão.

Países do Grupo dos Sete discutem o problema financeiro da Espanha

Os países do Grupo dos Sete confirmaram que vão adotar uma ação coordenada ao lidar com a crise de débito da Europa.

A mobilização surgiu numa conclamação emitida pela conferência emergencial, na terça-feira, em resposta à crescente inquietação com eventual contágio da crise. Os ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do Japão, Estados Unidos, Canadá e quatro outros países europeus participaram do encontro.

Funcionários dos governos americano, canadense e japonês teriam conclamado os países da zona do euro a adotarem medidas rápidas para lidar com a questão dos empréstimos irrecuperáveis em mãos dos bancos espanhóis.

Um porta-voz do Ministério das Finanças da Alemanha disse à NHK que o governo espanhol está trabalhando com um auditor independente para saber o quanto de dinheiro seria necessário para aumentar o capital dos bancos da Espanha.

Entrementes, a Espanha poderá em breve solicitar ajuda a instituições europeias para solucionar seu sistema financeiro, uma vez que o país vem tentando recapitalizar seus bancos com o uso de fundos públicos limitados.

O ministro do Tesouro da Espanha, Cristobal Montoro, disse, na terça-feira, ser difícil para o país coletar fundos no mercado onde as taxas de juros sobre títulos da dívida pública estão agora acima de 6%.

Montoro deu a entender que a Espanha poderá pedir a ajuda de fundos de resgate estabelecidos pelos membros da zona do euro.

Rússia disposta a iniciar negociações territoriais com o Japão

O novo embaixador russo no Japão declarou que seu país está disposto a iniciar negociações territoriais com o Japão cobrindo quatro ilhas ao norte do país. O Japão reivindica soberania desta ilhas, que atualmente estão em poder da Rússia.

O embaixador Yevgeny Afanasyev realizou sua primeira conferência coletiva para a imprensa na quarta-feira, em Tóquio, desde que assumiu o posto em abril passado.

As quatro ilhas são Kunashiri, Etorofu, Habomai e Shikotan.

O embaixador disse que a Rússia e o Japão têm posições distintas quanto a esta questão. Mas ambos os lados concordaram em trabalhar rumo a uma solução que seja aceitável para ambas as partes.

Disse ainda que os dois países vão ser capazes de solucionar problemas difíceis somente depois de melhorarem seu relacionamento bilateral em vários campos além do da disputa territorial.

Afanasyev acrescentou que os dois países necessitam mudar sua imagem recíproca rumo a um ambiente amistoso de forma a ir adiante com as negociações. Disse acreditar que eles poderão atingir esta meta.

O embaixador mencionou que ambos os lados não deveriam impor pré-condições nem insistir em suas próprias ideias sobre a história.
Com isto as negociações poderão ir adiante, diz ele.