quarta-feira, 6 de junho de 2012

Países do Grupo dos Sete discutem o problema financeiro da Espanha

Os países do Grupo dos Sete confirmaram que vão adotar uma ação coordenada ao lidar com a crise de débito da Europa.

A mobilização surgiu numa conclamação emitida pela conferência emergencial, na terça-feira, em resposta à crescente inquietação com eventual contágio da crise. Os ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do Japão, Estados Unidos, Canadá e quatro outros países europeus participaram do encontro.

Funcionários dos governos americano, canadense e japonês teriam conclamado os países da zona do euro a adotarem medidas rápidas para lidar com a questão dos empréstimos irrecuperáveis em mãos dos bancos espanhóis.

Um porta-voz do Ministério das Finanças da Alemanha disse à NHK que o governo espanhol está trabalhando com um auditor independente para saber o quanto de dinheiro seria necessário para aumentar o capital dos bancos da Espanha.

Entrementes, a Espanha poderá em breve solicitar ajuda a instituições europeias para solucionar seu sistema financeiro, uma vez que o país vem tentando recapitalizar seus bancos com o uso de fundos públicos limitados.

O ministro do Tesouro da Espanha, Cristobal Montoro, disse, na terça-feira, ser difícil para o país coletar fundos no mercado onde as taxas de juros sobre títulos da dívida pública estão agora acima de 6%.

Montoro deu a entender que a Espanha poderá pedir a ajuda de fundos de resgate estabelecidos pelos membros da zona do euro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário