quarta-feira, 6 de junho de 2012

Tepco reinicia resfriamento de piscina de estocagem de combustível em Fukushima

A operadora da danificada usina nuclear Fukushima 1 retomou o resfriamento de uma piscina de estocagem de combustível. O trabalho havia sido suspenso devido à falha de uma bomba d'água para resfriamento.

Uma bomba da piscina do prédio do reator número 4 parou de funcionar na segunda-feira depois de ter pegado fogo. A piscina contém 1.535 varetas de combustível usado e não-usado, o que representa a maior quantidade de varetas na usina.

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, a Tepco, usava uma bomba de reserva, que também quebrou na terça-feira. A companhia consertou a bomba na quarta-feira e a religou por volta das 6 horas da tarde.

A Tepco diz que a temperatura da piscina às 11 horas da manhã de quarta-feira era de 40 graus centígrados, ou seja, 6 acima do registrado no dia anterior. Às 5 horas da tarde, a temperatura havia subido para 42 graus.

A operadora espera que a temperatura caia em aproximadamente 10 graus nas próximas 12 ou 24 horas. A companhia planeja começar a remover as varetas da piscina até o fim do próximo ano.

No entanto, apesar do reforço que está sendo feito, especialistas estão preocupados quanto à resistência da piscina a terremotos, já que ela foi bastante danificada por uma explosão de hidrogênio em seguida ao desastre de março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário