sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sharp fornecerá know how para empresa taiwanesa

A Sharp, uma companhia japonesa fabricante de aparelhos eletrônicos, que enfrenta dificuldades para sobreviver às dificuldades no mercado, está planejando fornecer seu know-how a uma companhia taiwanesa que produz telas de cristal líquido, ou LCD, na China.

A Indústria de Precisão Hon Hai, de Taiwan, utilizará o conhecimento de fabricação da Sharp em uma fábrica de LCD, localizada em Chengdu, no interior da China. A fábrica produzirá pequenas telas de cristal líquido para smartphones.

A empresa Hon Hai fez um acordo de capital com a Sharp em março.

Novos casos de AIDS atingem número recorde em 2011

O número de novos pacientes da AIDS registrados no Japão em 2011 chegou ao número recorde de 473 pessoas.

O Ministério do Trabalho e Saúde disse que esse número teve um aumento de 4 pessoas em comparação ao de 2010, e é o mais alto observado desde que o governo iniciou a compilar os dados, em 1985.

O ministério citou, também, que 93% dos novos pacientes são homens. Por idade, mais de 60% se encontram na faixa dos 30 a 50 anos de idade.

Destes, 55% foram infeccionados através de contatos homossexuais e 26%, de contatos heterossexuais.

Japão e Estados Unidos pedem que Coreia do Norte reinvestigue questão de sequestros

O Japão e os Estados Unidos concordaram em aumentar a pressão contra a Coreia do Norte no que diz respeito à questão dos sequestros de cidadãos japoneses.

O acordo foi feito em uma reunião realizada em Tóquio, na sexta-feira, entre Jin Matsubara, Ministro das Questões dos Sequestros do Japão, e Glyn Davies, representante especial dos Estados Unidos para as políticas referentes à Coreia do Norte.

Davies disse que as conversações entre seis partes sobre o desenvolvimento nuclear da Coreia do Norte não podem ser retomadas sem solucionar a questão dos sequestros.

Ele afirmou ser de alta importância a promessa feita pelo governo norte-coreano em 2008, de reinvestigar o destino dos japoneses sequestrados. Ele disse, também, que os Estados Unidos pressionaram aquele país a manter a promessa feita durante as conversações bilaterais.

Matsubara disse que o Japão poderá fornecer ajuda humanitária à Coreia do Norte caso essa questão seja resolvida.

Ele declarou que trazer os sequestrados de volta ao Japão tem se tornado uma corrida contra o tempo, levando em conta o envelhecimento dos pais e parentes dos mesmos, assim como a transição do governo norte-coreano para uma nova liderança.

Divergência entre Irã e países do Ocidente

No Comentário de hoje, Koichiro Tanaka, diretor do JIME ou Instituto de Economia Energética do Japão, vai falar a respeito das negociações sobre o programa nuclear iraniano.

Perguntamos a ele qual o principal ponto de divergência na discussão entre o lado ocidental e iraniano.

Ele diz que, basicamente, diferentemente das conversações anteriores que foram realizadas em Istambul em abril, os iranianos apresentaram algumas propostas substanciais. Mas infelizmente o que as contrapartes iranianas estavam propondo em troca da desistência ou suspensão de seu programa de enriquecimento de urânio a 20 por cento não era de interesse por parte do Irã. Esse era o principal ponto de divergência na negociação.

Contudo, a representante da União Europeia, Catherine Ashton, disse que ambos os lados encontraram um ponto em comum apesar da grande divergência entre eles. Em relação a isso, Tanaka diz que basicamente nenhum dos países que estão envolvidos nestas conversações, incluindo o Irã, ou mesmo os Estados Unidos, quer que aconteça novamente uma guerra no Oriente Médio ou na região do Golfo Pérsico. O que eles estão tentando fazer no momento é manter as conversações, tentando encontrar um ponto em comum, obter a concordância e consolidar algum tipo de acordo que possa amenizar a tensão. Eles querem alterar as circunstâncias para evitar que Israel efetue unilateralmente um ataque militar contra o Irã. É uma espécie de compreensão e interesse em comum entre todas as partes envolvidas.

Em relação à continuidade das negociações no próximo mês em Moscou, Tanaka diz que terá que ver se os países do Ocidente estariam preparados para oferecer ao Irã uma proposta que seria de seu interesse. Isto seria muito difícil para o governo americano, especialmente levando em consideração a situação do presidente Barack Obama dentro dos Estados Unidos, que está enfrentando o desafio do candidato republicano e do Congresso. E muitos lobistas pró-Israel estão também atentos à decisão de Obama, se ele faria concessão a iranianos.

Este foi o Comentário.

Noda quer dar força ao desenvolvimento de energia marinha

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, pediu aos ministros do gabinete relacionados para redobrar seus esforços na promoção do desenvolvimento da tecnologia de geração de energia marinha.

Os referidos ministros participaram de uma reunião de força-tarefa sobre políticas marítimas do governo nesta sexta-feira.

A força-tarefa concordou que o governo estabelecesse locais de teste ainda no ano fiscal de 2014 para companhias e outras organizações realizarem experiências de geração de energia marinha.

Esta forma de energia renovável aproveita os movimentos das ondas do mar e das marés para operar as geradoras. O governo japonês demorou para dar apoio à pesquisa, ficando para trás das nações do ocidente no desenvolvimento para uma utilização prática.

O Japão possui a sexta mais longa linha costeira do mundo. Um instituto nacional de pesquisa estima que a tecnologia marinha poderá produzir um volume de eletricidade que corresponde ao de 10 usinas nucleares.

Equipe japonesa calcula diâmetro do sol usando dados do eclipse solar

Uma equipe japonesa conseguiu calcular o diâmetro exato do sol, utilizando os dados obtidos do eclipse solar anular observado no Japão na segunda-feira.

Durante o eclipse, houve a formação de uma linha de contas na parte anular. O fenômeno acontece quando as reentrâncias da superfície lunar bloqueiam ou permitem a entrada de raios solares. A parte externa do sol pode ser também medida por esta ocorrência. A equipe coletou dados deste fenômeno a partir de pontos de observação em todo o Japão.

Eles compararam os números com os dados enviados da sonda lunar Kaguya para descobrir exatamente em quais reentrâncias da lua as contas de raios solares foram criadas.

Os pesquisadores usaram estes dados para calcular e determinar o diâmetro do sol, e concluíram que é de 1.392.020 quilômetros.

Ativista chinês concede sua primeira entrevista coletiva nos EUA

O ativista de direitos humanos da China, Chen Guangcheng, pediu ao governo chinês para processar autoridades por maus-tratos sofridos por ele e sua família.

Chen fez esta solicitação na sua primeira entrevista à imprensa desde que chegou aos Estados Unidos no último sábado, após uma disputa diplomática entre os dois países que durou um mês.

Chen, que vivia sob o regime de prisão domiciliar na província de Shandong, fugiu de sua casa por volta do dia 20 de abril e se refugiou na embaixada americana em Pequim.

Falando a repórteres na quinta-feira, ele disse que autoridades chinesas deveriam encontrar os responsáveis pelos maus-tratos que ele e sua família sofreram nos últimos anos.

Chen afirmou ainda que se autoridades chinesas conseguirem investigar e processá-los, mesmo sendo de alto escalão, então a China poderia dar seu primeiro passo rumo ao país de respeito às leis.

Equipe descobre camada de rochas fragmentadas nas águas do nordeste do Japão

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu uma camada de rochas fragmentadas sob o leito oceânico ao nordeste do Japão. O grupo diz que a camada pode ser parte de uma falha gigante resultante do terremoto e tsunami de 11 de março do ano passado.

Especialistas do Japão, Estados Unidos e 8 países europeus anunciaram, na sexta-feira, a descoberta de uma pesquisa, que teve a duração de um mês, nas proximidades do foco do tremor.

A equipe utilizou um navio japonês de pesquisa das profundezas do mar, o Chikyu, e enviou um equipamento para perfurar o leito oceânico a 6.900 metros de profundidade.

O equipamento, após escavar 850 metros, se deparou com uma camada de rochas despedaçadas.

Esta é a primeira vez que uma equipe consegue escavar a borda de uma placa tectônica nas águas da região nordeste do Japão.

Os pesquisadores planejam analisar como a possível falha se moveu e se ela sofreu deslocamentos em outros terremotos no passado.

Governo japonês fornecerá segunda rodada de subsídios para reconstrução de áreas afetadas pelo desastre

O governo japonês vai oferecer cerca de 3,3 bilhões de dólares em subsídios de reconstrução para as comunidades gravemente afetadas pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011.

Esta é a segunda rodada de distribuição de ajudas a ser feita pela Agência de Reconstrução. O montante oferecido é 50% mais alto que aquele requerido pelas prefeituras.

A decisão veio após a agência ter sido criticada por fornecer somente 65% da importância solicitada na primeira rodada de pagamentos feitos em março.

Desta vez, a agência escolheu 71 cidades e vilas que serão beneficiadas pelos subsídios.

Cerca de 1, 4 bilhão de dólares, ou 43% das últimas despesas, serão usados para os projetos de deslocamento em massa.

Governo japonês quer recuperação da indústria pesqueira na região atingida pelo desastre

O governo japonês diz que a indústria pesqueira da região nordeste do Japão, atingida pelo tsunami no ano passado, deve se recuperar rapidamente para garantir um abastecimento estável de produtos pesqueiros no mercado japonês.

O documento oficial do Ministério da Agricultura e Pesca, divulgado anualmente, diz que o fornecimento nos principais mercados pesqueiros da região, em março deste ano, era de 78 por cento dos níveis anteriores ao desastre.

O documento diz ainda que foram restaurados somente 70 por cento dos barcos pesqueiros danificados ou destruídos pelo tsunami do ano passado.

O Japão vem procurando fontes do exterior para cobrir esta diferença, aumentando as importações de cavala de Taiwan e de outras regiões em 74 por cento em termos de valor desde o desastre.

NHK World
http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/index.html