sexta-feira, 25 de maio de 2012

Japão e Estados Unidos pedem que Coreia do Norte reinvestigue questão de sequestros

O Japão e os Estados Unidos concordaram em aumentar a pressão contra a Coreia do Norte no que diz respeito à questão dos sequestros de cidadãos japoneses.

O acordo foi feito em uma reunião realizada em Tóquio, na sexta-feira, entre Jin Matsubara, Ministro das Questões dos Sequestros do Japão, e Glyn Davies, representante especial dos Estados Unidos para as políticas referentes à Coreia do Norte.

Davies disse que as conversações entre seis partes sobre o desenvolvimento nuclear da Coreia do Norte não podem ser retomadas sem solucionar a questão dos sequestros.

Ele afirmou ser de alta importância a promessa feita pelo governo norte-coreano em 2008, de reinvestigar o destino dos japoneses sequestrados. Ele disse, também, que os Estados Unidos pressionaram aquele país a manter a promessa feita durante as conversações bilaterais.

Matsubara disse que o Japão poderá fornecer ajuda humanitária à Coreia do Norte caso essa questão seja resolvida.

Ele declarou que trazer os sequestrados de volta ao Japão tem se tornado uma corrida contra o tempo, levando em conta o envelhecimento dos pais e parentes dos mesmos, assim como a transição do governo norte-coreano para uma nova liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário