quinta-feira, 12 de julho de 2012

Visitantes prestam homenagem a bebê panda morto em zoológico de Tóquio

Muitos visitantes estão prestando homenagem ao bebê de panda-gigante morto na quarta-feira no Zoológico de Ueno, em Tóquio.

Na quinta-feira, o zoológico montou um altar para o filhote nas proximidades do viveiro de pandas. Visitantes colocaram flores no altar em meio à chuva, e também deixaram mensagens para o bebê de panda-gigante.

Taxa de esclarecimento de crimes no Japão é a mais alta desde 2001

A taxa de esclarecimento de crimes cometidos no Japão na primeira metade deste ano é a mais alta desde 2001.

Segundo a Agência Nacional de Polícia, a taxa de crimes esclarecidos foi de quase 33%, ou seja, uma alta de 1,5 ponto percentual em relação à primeira metade do ano anterior.

Barco de patrulha chinês reentra em águas territoriais do Japão

A Guarda Costeira do Japão afirmou que um barco de patrulha da China reentrou em águas territoriais japonesas nas proximidades das disputadas Ilhas Senkaku, a oeste de Okinawa, na noite de quinta-feira.

Segundo funcionários da Guarda Costeira, a embarcação em questão é um dos três barcos de vigilância de pesca que adentraram brevemente em águas territoriais japonesas nas proximidades das Ilhas Senkaku na quarta-feira.

Governo japonês esboça novo plano de inspeção de radiação no arroz

O Japão está planejando inspecionar minuciosamente o arroz proveniente de áreas onde mais de 50 becquerels de césio radioativo por quilograma da safra tenham sido detectados no ano passado.

Na quinta-feira, o governo esboçou seu plano de inspeção do arroz para o ano atual seguindo os novos limites de césio em alimentos.

Em abril, o limite foi reduzido de 500 becquerels por quilo para 100 becquerels por quilo.

O plano deste ano requer testes com cada hectare de área cultivada nas áreas em que mais de 50 becquerels foram detectados no ano passado. O plano também pede inspeções rigorosas em áreas cujo solo contenha no mínimo 500 becquerels.

O governo está preparado para começar as inspeções no início de agosto e aumentar o número de amostras para teste em 12 vezes em relação ao ano anterior, representando cerca de 41 mil amostras. Também foi dito que haverá proibição de carregamentos de arroz se for encontrado césio acima do novo limite.

Moradores tentam obter ordem judicial para impedir religamento de usina nuclear em Niigata

Teve início na quinta-feira a audiência do julgamento de uma ação movida por moradores em busca de uma ordem judicial para impedir o religamento de uma usina nuclear na província de Niigata, região central do Japão.

Os 132 pleiteantes pedem a uma corte distrital de Niigata que impeça o plano da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) de religar a central geradora Kashiwazaki Kariwa até março de 2014. Entre os pleiteantes estão desabrigados da província de Fukushima, que hospeda a usina nuclear da operadora danificada no desastre de 11 de março do ano passado.

Segundo os pleiteantes, a usina de Niigata encontra-se em uma área que foi atingida por fortes terremotos e está sujeita à liquefação. Eles dizem que o acidente de Fukushima 1 foi um desastre provocado pelo homem, o que prova que a Tepco não é qualificada para operar usinas nucleares.

Moradores tentam obter ordem judicial para impedir religamento de usina nuclear em Niigata

Teve início na quinta-feira a audiência do julgamento de uma ação movida por moradores em busca de uma ordem judicial para impedir o religamento de uma usina nuclear na província de Niigata, região central do Japão.

Os 132 pleiteantes pedem a uma corte distrital de Niigata que impeça o plano da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) de religar a central geradora Kashiwazaki Kariwa até março de 2014. Entre os pleiteantes estão desabrigados da província de Fukushima, que hospeda a usina nuclear da operadora danificada no desastre de 11 de março do ano passado.

Segundo os pleiteantes, a usina de Niigata encontra-se em uma área que foi atingida por fortes terremotos e está sujeita à liquefação. Eles dizem que o acidente de Fukushima 1 foi um desastre provocado pelo homem, o que prova que a Tepco não é qualificada para operar usinas nucleares.

Fortes chuvas em Kyushu deixam mortos e desaparecidos

Chuvas torrenciais castigaram a ilha de Kyushu, oeste do Japão, deixando 10 mortos e 18 desaparecidos de acordo com os números disponíveis até as 21h do dia 12. A Agência de Meteorologia do Japão diz que a região nunca enfrentou uma chuva tão forte e alerta para mais chuva.

A chuva começou na manhã de quinta-feira com uma frente sazonal de chuvas desencadeada pelos ventos quentes e úmidos vindos do sul. Em Kumamoto e Oita, foram registrados 100 milímetros de chuva por hora.

Em Aso, província de Kumamoto, atingida por um recorde de 500 milímetros de chuva, e a cidade vizinha de Minami-Aso houve deslizamentos que carregaram casas.

Aumento do salário mínimo e perspectivas futuras da Tailândia

Na Tailândia, um aumento drástico no salário mínimo dos trabalhadores entrou em vigor no dia primeiro de abril. Esta foi uma das principais promessas da premiê Yingluck Shinawatra em sua campanha para as eleições gerais do ano passado.

O sálário mínimo na Tailândia é determinado todos os anos independentemente em cada uma das 77 províncias do país, conforme o custo de vida regional. No último aumento, o pagamento mínimo na capital Bangcoc e 6 outras províncias foi elevado para cerca de 10 dólares por dia, o que representa um aumento de um terço do valor anterior, e nas outras 70 províncias, o salário mínimo foi elevado em cerca de 40%. O governo da Tailândia também planeja estabelecer o salário mínimo em cerca de 10 dólares por dia em todo o país em primeiro de janeiro de 2013. Comparado aos salários de outras grandes cidades asiáticas, o salário mínimo em Bangcoc ultrapassou o de Jacarta e Manila, quase alcançando o de Xangai e Pequim. Além disso ele é o dobro do salário mínimo de Nova Déli e Hanói, de acordo com informações da Jetro, a Organização Japonesa de Comércio Exterior, divulgadas em março.
No Comentário de hoje, vamos falar sobre este aumento com o doutor Nipon Poapongsakorn, presidente do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento da Tailândia.

Perguntamos a ele como está sendo o impacto do aumento salarial sobre os trabalhadores e empregadores, 3 meses após a sua implementação.

O doutor Nipon afirma que a pesquisa econômica de corporações revelou que as pequenas e médias empresas foram as mais prejudicadas em termos de custos de produção. Mas os trabalhadores estão ganhando mais, e o aumento do salário mínimo resultou em cerca de 31,6 milhões de dólares na renda total dos trabalhadores em um dia. Isto óbviamente é positivo. A disparidade de renda entre os trabalhadores também está diminuindo.

Quanto à competitividade internacional da Tailândia, após o aumento salarial, o país não pode mais competir com países vizinhos onde a mão de obra é mais barata. Portanto as indústrias de trabalho intensivo e de produtos de baixa qualidade precisam de uma reestruturação. Caso contrário, elas certamente não poderão competir com suas rivais em países vizinhos.
De fato, a competitividade não depende apenas do custo da mão de obra e o apelo de venda da Tailândia não deve mais ser a mão de obra barata, mas sim as indústrias de alta qualidade, com uma força de trabalho capacitada e eficiente.

Este foi o Comentário.

Líderes de Okinawa querem que remanejamento do Osprey seja repensado

Líderes da província de Okinawa se manifestaram conjuntamente ao governo japonês contra o remanejamento do avião de transporte Osprey.

Na quinta-feira, uma petição nesse sentido foi entregue pelo governador Hirokazu Nakaima e por prefeitos das municipalidades que abrigam bases aéreas americanas na província ao ministro da Defesa, Satoshi Morimoto, em Tóquio.

Eles exortam o governo japonês a pressionar os Estados Unidos para que o remanejamento do problemático avião de rotores inclináveis a Okinawa seja reconsiderado.

A petição estipula que a província mantém sua posição contrária ao plano, a não ser que as causas dos acidentes recentes envolvendo a queda do Osprey sejam esclarecidas e as preocupações da população sejam dissipadas.

O governador Nakaima afirmou que é um desafio ao senso comum remanejar um avião que sofreu tantos acidentes até a base aérea de Futenma, dos fuzileiros navais dos Estados Unidos, localizada em uma área densamente povoada.

Hirokazu Nakaima pediu às autoridades japonesas que pressionem o governo americano a repensar ou mesmo cancelar o remanejamento.

O ministro Morimoto, por sua vez, respondeu que vai analisar o pedido de Okinawa, e consultar o Escritório do Primeiro-ministro a esse respeito.

Os Estados Unidos planejam o remanejamento completo do Osprey até Futenma a partir do mês de outubro.

Clinton clama China a impulsionar código de conduta para solução de disputas territoriais

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, encontrou-se com Yang Jiechi, chanceler da China. Acredita-se que na reunião Clinton tenha clamado Pequim a negociar um acordo contendo regras para a solução de disputas territoriais no Mar da China Meridional.

Os detalhes da reunião realizada na quinta-feira paralelamente ao Fórum Regional da Asean ainda não foram revelados.

Um funcionário de alto escalão do governo norte-americano disse à NHK que o tópico principal da reunião foram as disputas entre a China, as Filipinas e o Vietnã envolvendo a soberania sobre as ilhas no Mar da China Meridional.

Acredita-se que Clinton tenha clamado a China a realizar um acordo a fim de esboçar um pacto amplo para um código de conduta de solução pacífica de disputas legalmente vinculante.

Yang teria dito a Clinton que a questão seria resolvida pelas partes diretamente envolvidas.

A China tem se posicionado a favor de esboçar um acordo amplo, mas, quando a questão foi discutida com chanceleres da Asean na quarta-feira, o país manteve uma postura cautelosa dizendo que as cláusulas devem ser bem pensadas antes que a discussão possa ser iniciada.

Coreia do Norte participa da reunião anual do Fórum Regional da Asean

Ministros das Relações Exteriores de países asiáticos e de outras partes do mundo estão reunidos em Phnom Penh, a capital do Camboja para discutir questões de segurança na região da Ásia e do Pacífico.

Participam da reunião do Fórum Regional da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) os 27 chanceleres dos dez países-membros da organização, além do Japão, China, Estados Unidos e União Europeia.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro cambojano Hun Sen afirmou esperar, em nome do país organizador do encontro, que o mesmo ajude a construir a paz na região e no mundo.

Entre os países presentes ao encontro está a Coreia do Norte, em sua primeira participação na conferência internacional ao lado do Japão e dos Estados Unidos desde que o líder Kim Jong Un assumiu o poder.
Não está claro ainda o que foi dito pelo chanceler norte-coreano Pak Ui Chun durante a reunião.

Na quarta e na quinta-feira, Pak se reuniu em separado com suas contrapartes da China e dos países-membros da Asean, em uma aparente tentativa de conquistar a simpatia deles em prol da reconstrução da economia da Coreia do Norte.