quinta-feira, 12 de julho de 2012

Líderes de Okinawa querem que remanejamento do Osprey seja repensado

Líderes da província de Okinawa se manifestaram conjuntamente ao governo japonês contra o remanejamento do avião de transporte Osprey.

Na quinta-feira, uma petição nesse sentido foi entregue pelo governador Hirokazu Nakaima e por prefeitos das municipalidades que abrigam bases aéreas americanas na província ao ministro da Defesa, Satoshi Morimoto, em Tóquio.

Eles exortam o governo japonês a pressionar os Estados Unidos para que o remanejamento do problemático avião de rotores inclináveis a Okinawa seja reconsiderado.

A petição estipula que a província mantém sua posição contrária ao plano, a não ser que as causas dos acidentes recentes envolvendo a queda do Osprey sejam esclarecidas e as preocupações da população sejam dissipadas.

O governador Nakaima afirmou que é um desafio ao senso comum remanejar um avião que sofreu tantos acidentes até a base aérea de Futenma, dos fuzileiros navais dos Estados Unidos, localizada em uma área densamente povoada.

Hirokazu Nakaima pediu às autoridades japonesas que pressionem o governo americano a repensar ou mesmo cancelar o remanejamento.

O ministro Morimoto, por sua vez, respondeu que vai analisar o pedido de Okinawa, e consultar o Escritório do Primeiro-ministro a esse respeito.

Os Estados Unidos planejam o remanejamento completo do Osprey até Futenma a partir do mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário