segunda-feira, 18 de junho de 2012

Acoplagem de espaçonave chinesa a módulo espacial é bem-sucedida

Uma espaçonave chinesa com 3 astronautas acoplou-se a uma estação de pesquisas em órbita. O procedimento de acoplagem tripuada foi o primeiro realizado pela China, país que avança no seu projeto de construção de uma estação espacial própria.

Na segunda-feira, a nave Shenzhou 9 finalizou o acoplamento ao módulo Tiangong 1, a uma altitude de 340 quilômetros, pouco depois das 6 horas de acordo com o tempo universal coordenado. O acoplamento foi realizado por meio de controle remoto a partir de uma base solo que havia sido ajustada para a órbita da nave desde o seu lançamento no sábado.

A Shenzhou 9 transporta a primeira astronauta chinesa, Liu Yang, e 2 outros tripulantes. Eles entraram no módulo Tiangong 1 horas depois.

Como parte da missão de 13 dias, os astronautas vão realizar, no domingo, um procedimento de acoplagem manual e alguns experimentos.

A China é o terceiro país a realizar uma acoplagem espacial tripulada, seguindo-se aos Estados Unidos e à Rússia. A China tem a intenção de construir uma estação espacial permanente até o ano de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário