domingo, 27 de maio de 2012

Ministro japonês diz que resposta do governo ao acidente nuclear foi insuficiente

O ministro da Indústria do Japão declarou que o governo deixou de fornecer ao público informações suficientes após o acidente do ano passado na usina nuclear Fukushima 1. Na época da catástrofe, Yukio Edano era o porta-voz do governo japonês.

Em reunião de uma comissão de especialistas formada pelo Parlamento nacional, ele lamentou domingo que o governo tenha sido incapaz de coletar informações e antecipar os acontecimentos.

Disse lamentar o fato de que tenha havido uma grande defasagem entre ele próprio e pessoas das áreas afetadas sobre os efeitos da radiação. Afirmando que ninguém esperava que as pessoas teriam de ficar desalojadas por um longo período, Edano disse lamentar as dificuldades resultantes.

Além disso, declarou-se profundamente vexado por não terem sido seguidas a contento suas instruções ao governo e a dirigentes da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio para que apresentassem todas as informações relevantes.

O ministro da Indústria do Japão afirmou que somente 15 ou 16 dias depois do desastre tomou conhecimento da existência do sistema SPEEDI de previsão da propagação da radiação. Segundo Yukio Edano, o fato de o sistema não ter sido usado fez com que a população perdesse a confiança no governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário