terça-feira, 3 de julho de 2012

UE exorta o Irã a apresentar provas concretas sobre desenvolvimento nuclear com fins pacíficos

A União Europeia exortou o Irã a apresentar provas concretas de que seu desenvolvimento nuclear possui fins pacíficos, durante uma reunião de especialistas prestes a ter início.

Por meio de uma declaração, na segunda-feira, a chefe de política externa da UE, Catherine Ashton, afirmou esperar que o lado iraniano aproveite a oportunidade para responder urgentemente às preocupações da comunidade internacional.

Conversações técnicas terão início na terça-feira, em Istambul, na Turquia, após o Irã e seis potências mundiais, incluindo a China e a Rússia, não terem obtido progresso nas negociações ocorridas no mês passado, em Moscou.

Espera-se que os especialistas nucleares discutam os apelos ocidentais para que o Irã suspenda o enriquecimento de urânio a 20%, que poderia conduzir ao desenvolvimento de armas nucleares.

Porém, as conversações podem enfrentar dificuldades já que os negociadores iranianos devem manifestar forte oposição ao mais recente embargo da União Europeia sobre as importações de petróleo do Irã, que passou a vigorar no último domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário