segunda-feira, 2 de julho de 2012

Presidente sul-coreano expressa intenção de assinar acordo na área de segurança com o Japão

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, expressou sua intenção de assinar um amplo acordo sobre informações na área de segurança com o Japão.

O pacto tem como objetivo compartilhar informações confidenciais de segurança e evitar que ocorra vazamentos para outras partes. Na semana passada, os dois países adiaram a assinatura do acordo depois que o Parlamento sul-coreano apresentou objeções. O Parlamento afirmou que o governo manteve negociações sobre o pacto em sigilo.

Durante um encontro no palácio presidencial da Coreia do Sul, na segunda-feira, o presidente Lee Myung-bak afirmou que acordo é benéfico para o seu país. Ele também disse que o governo vai oferecer explicações detalhadas ao público e ao Parlamento sobre o acordo.

O Japão e a Coreia do Sul concordaram em assinar o pacto, depois que aumentaram os pedidos nos dois países para que compartilhem informações confidenciais de segurança. Os pedidos foram incitados pelo lançamento da Coreia do Norte em abril daquilo que o país classificou como satélite, mas que se acredita ser um míssil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário