segunda-feira, 2 de julho de 2012

Japão enfrenta oposição à transferência das aeronaves Osprey

O governo japonês está enfrentando dificuldades de lidar com manifestantes que se opõem ao planejado envio da aeronave de transporte Osprey para uma base dos Estados Unidos na província de Okinawa, sul do Japão.

Durante o fim de semana, o ministro da Defesa, Satoshi Morimoto, encontrou-se com líderes das comunidades das províncias de Okinawa e Yamaguchi a fim de explicar o plano dos Estados Unidos e pedir cooperação.

As aeronaves Osprey serão enviadas a uma base dos Estados Unidos na província de Yamaguchi para ajustes e testes antes de serem enviadas à base aérea de Futenma do corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos, em Okinawa.

Durante suas reuniões, Morimoto disse que as forças armadas norte-americanas não conduzirão voos-teste no Japão até que as causas detalhadas dos acidentes recentes envolvendo as Osprey sejam conhecidas.

O governador de Okinawa Hirokazu Nakaima rejeitou o pedido de Morimoto, dizendo que ele não tem outra opção que não seja rejeitar o recebimento da aeronave na província enquanto a segurança ainda estiver em questão.

O prefeito da cidade de Iwakuni, província de Yamaguchi, Yoshihiko Fukuda disse rejeitar o recebimento da aeronave em sua cidade, mesmo que não haja voos-teste.

O gabinete do primeiro-ministro Yoshihiko Noda planeja requisitar aos Estados Unidos que apresentem assim que possível os detalhes de suas investigações da série de acidentes envolvendo as Ospreys. Nesse meio tempo, o gabinete pretende continuar pedindo aos municípios japoneses que cooperem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário