terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ministro da Justiça do Japão entrega pedido de renúncia ao cargo

O ministro da Justiça do Japão está renunciando ao seu cargo depois de ter reconhecido que teve laços com o crime organizado décadas atrás.

Keishu Tanaka apresentou uma carta de renúncia ao premiê Yoshihiko Noda, na manhã de terça-feira, menos de um mês depois de ter sido designado para o posto.

Ele estava sob pressão para renunciar, depois que relatos da imprensa mencionaram que ele havia participado de uma cerimônia patrocinada por um líder de um grupo criminoso, cerca de 30 anos atrás, e que havia atuado como intermediário em um casamento para um alto membro também de um desses grupos. No dia 12 de outubro, Tanaka admitiu ter tido laços com esses grupos, mas recusou renunciar ao posto, insistindo que jamais soube que tais pessoas pertenciam a grupos criminosos.

Além disso, constatou-se que um escritório regional do Partido Democrata, chefiado por Tanaka, recebeu contribuições de uma companhia administrada por um estrangeiro. Tais doações são proibidas pela lei de controle de fundos políticos.

A renúncia de Tanaka era amplamente vista como inevitável dentro tanto do governo como do partido governista, o Democrata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário