terça-feira, 23 de outubro de 2012

Condenação de especialistas italianos levanta preocupações na comunidade científica do mundo todo

O julgamento por um tribunal italiano de um caso contra sete especialistas em terremotos está aumentando a preocupação entre cientistas do mundo todo. 

Seis dias antes de um terremoto em 2009, especialistas italianos haviam publicado uma avaliação afirmando ser improvável a ocorrência, em um futuro próximo, de um terremoto de grande escala na região. Eles foram condenados por imperícia na segunda-feira.

Cientistas afirmam que a liberdade de expressão será desafiada caso sejam julgados por tribunais criminais em razão de suas opiniões científicas.

O responsável pelo Centro de Pesquisa em Terremotos e Vulcões da Universidade de Nagoya, Koshun Yamaoka, disse que medições detalhadas de atividades sísmicas são difíceis de serem realizadas pelos sismologistas de hoje. No entanto, acrescentou ser negativo caso o cientista não possa expressar sua opinião por medo de ser culpado mais tarde. Yamaoka afirma que especialistas precisam apresentar explicações minuciosas utilizando dados objetivos, tais como a probabilidade de ocorrência de terremotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário