terça-feira, 23 de outubro de 2012

Encontro preparatório da COP-18 chega ao fim em Seul

Países desenvolvidos e economias emergentes permanecem incapazes de reduzir suas diferenças quanto a um novo acordo sobre mudanças climáticas.

Na terça-feira, um encontro preparatório de dois dias, que tinha como objetivo estabelecer as bases da décima oitava Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP-18, teve fim na capital da Coreia do Sul, Seul.

A COP-18 vai ter início no dia 26 de novembro em Doha, no Catar, com o objetivo de criar um novo tratado sobre mudanças climáticas que inclua todos os países até 2020. O novo acordo deve substituir o Protocolo de Kyoto, que vai ser estendido para além deste ano, quando seu período de validade chega ao fim.

No encontro preparatório, os representantes concordaram com a proposta de que cada membro estabeleça um calendário de trabalho para alcançar reduções na emissão de gases de efeito estufa.

No entanto, países desenvolvidos e economias emergentes não conseguiram reduzir suas divergências em posições essenciais.

Países desenvolvidos afirmaram que os maiores emissores, incluindo a China e a Índia, deveriam ter metas obrigatórias de redução de emissões sob o novo tratado. Contudo, países em desenvolvimento afirmam que são os desenvolvidos que devem arcar com as maiores responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário