terça-feira, 23 de outubro de 2012

Japão pede aos EUA que tomem medidas adicionais para evitar incidentes envolvendo militares

O ministro da Defesa do Japão, Satoshi Morimoto, disse que vai pedir aos Estados Unidos que tomem medidas adicionais para evitar atos violentos por parte dos funcionários das Forças Armadas norte-americanas no Japão.

As Forças Armadas dos Estados Unidos impuseram um toque de recolher na semana passada a todos os seus militares posicionados no Japão. A decisão se segue ao suposto ataque sexual a uma mulher em Okinawa, perpetrado por 2 militares americanos.

Morimoto disse à imprensa, na terça-feira, que recebe de bom grado a medida, descrita por ele como sem precedentes. De acordo com ele, o Japão vai continuar a buscar medidas preventivas.

Morimoto pediu desculpas por causar mal-entendidos ao se referir, por repetidas vezes, ao suposto ataque como um "acidente". Disse que vinha dizendo tanto "acidente" como "incidente", sem fazer uma distinção clara entre as duas palavras.

O vice-governador de Okinawa, Kanetoshi Yoseda, expressou, na segunda-feira, insatisfação pelo uso do termo "acidente" por parte do ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário