quarta-feira, 11 de julho de 2012

Tratado sobre fontes genéticas enfrenta atrasos

As Nações Unidas estão conclamando os países a ratificarem um tratado internacional para compartilhamento, o mais cedo possível, de recursos genéticos.

Muitos países ainda não endossaram o denominado Protocolo de Nagoya, e ficou agora claro que o mesmo não vai cumprir a meta original de entrar em vigor em outubro.

O tratado foi adotado numa conferência da ONU sobre biodiversidade na cidade japonesa de Nagoya, em 2010. Ele fixa regras sobre como compartilhar os benefícios econômicos de medicamentos e outros produtos desenvolvidos através do uso de plantas e animais em escala mundial.

A convenção da ONU concordou em ter como meta a entrada em vigor do protocolo em outubro, quando uma outra conferência da ONU será realizada na Índia. No entanto, somente cinco países, incluindo Ruanda e México ratificaram o pacto até agora. O Japão, co-presidente da conferência de 2010, ainda não ratificou o documento devido a atrasos nos procedimentos internos do país.

O protocolo entraria em vigor 90 dias depois de ter sido ratificado por 50 países. Um atraso irá retardar os esforços de formação de um mecanismo para uma distribuição justa dos benefícios obtidos através da utilização de plantas e animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário