quarta-feira, 11 de julho de 2012

Coreia do Sul poderá abandonar o seu anunciado plano de pesquisa baleeira

A Coreia do Sul indicou que poderá abandonar seu plano de reiniciar a captura de baleia para fins de pesquisa.

O país informara à Comissão Baleeira Internacional, numa reunião no início deste mês, sua intenção de dar um reinício à captura de baleias. Explicara que a mobilização estaria ligada com o fato de as baleias causarem danos aos recursos marinhos.

Contudo, o Ministério de Alimentos e Pesca da Coreia do Sul anunciou, na quarta-feira, que o país poderá não ir adiante com o plano, caso especialistas ofereçam ideias alternativas numa reunião da Comissão Baleeira Internacional no mês de fevereiro que vem.

O ministério disse que a pesquisa baleeira poderá ser necessária para minimizar os danos que estes mamíferos causam à vida marinha. Acrescentou ainda que o assunto vai ser decidido depois de consultas com o setor doméstico de pesca, grupos ambientalistas e outros países concernentes.

A Coreia do Sul seria o segundo país, depois do Japão, a realizar pesquisas baleeiras. A Austrália e a Nova Zelândia manifestaram sua oposição ao plano. Os Estados Unidos também levantaram inquietações. Analistas políticos adiantam que o governo sul-coreano levou em conta as reações negativas manifestadas por vários países, ao tomar esta nova decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário