segunda-feira, 16 de julho de 2012

Manifestações anti-nucleares ocorrem em Tóquio

Dezenas de milhares de pessoas participaram de uma das maiores manifestações anti-nucleares em Tóquio desde a ocorrência do acidente em Fukushima em março do ano passado.

Ativistas sindicalistas juntaram-se ao público na maior manifestação, realizada no Parque Yoyogi, na segunda-feira. Muitos dos participantes responderam a apelos feitos por meio do site de relacionamento social Twitter e outros meios da internet. O autor Kenzaburo Oe, vencedor de um prêmio Nobel, estava entre as figuras públicas que pediram às pessoas que saíssem às ruas.

As manifestações aconteceram depois de um reator nuclear da usina de Ooi, localizada na província de Fukui, na parte central do Japão, ter sido religado. O reator começou a operar com total capacidade neste mês.

Kenzaburo Oe afirmou que a atitude do governo de avançar com o religamento de reatores paralisados apesar de forte oposição pública é um insulto ao povo. Ele acrescentou que o povo deve derrotar essa medida.

Organizadores dizem que 170.000 pessoas participaram dos protestos, ao passo que a polícia estima um número de 75.000. A multidão posteriormente marchou pelas ruas em protesto contra o religamento do reator e contra a utilização de energia nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário