segunda-feira, 16 de julho de 2012

Chefe militar mais importante da Coreia do Norte é exonerado

A Coreia do Norte diz que exonerou de todos os postos o chefe mais alto das suas forças armadas, Ri Yong Ho, um mentor próximo do líder Kim Jong Un.

A estatal Agência Coreana Central de Notícias relatou na segunda-feira que a liderança do partido governista, o Partido dos Trabalhadores, concordou em liberar Ri de todos seus postos por motivo de doença. No entanto, os detalhes sobre a saúde do homem de 69 anos não foram revelados.

Ri tornou-se chefe do exército em 2009 com o título oficial de chefe de Estado Maior do Exército do Povo Coreano. Em 2010, quando Kim Jong Un emergiu como herdeiro de seu falecido pai Kim Jong Il, Ri foi nomeado vice-presidente da comissão militar central do Partido dos Trabalhadores e membro do Comitê do Escritório Político do partido.

Ri estava entre os oficiais mais importantes a acompanhar Kim Jong Un quando ele estava no carro fúnebre que carregava o corpo de Kim Jong Il durante seu funeral em dezembro do ano passado. Ri também foi visto com Kim Jong Un no início deste mês quando o jovem líder visitou um palácio onde está o corpo do fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung.

Especialistas suspeitam que a exoneração de Ri seja um sinal das lutas de poder dentro da nova liderança do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário