domingo, 17 de junho de 2012

Partidos do Japão chegam a um acordo sobre projetos de lei

O partido governista do Japão, o Democrata, conseguiu chegar a um acordo com duas principais siglas de oposição sobre um pacote de projetos de lei envolvendo reformas tributárias e seguridade social. Um dos projetos de lei propõe o aumento do imposto sobre o consumo, dos atuais 5 por cento para 10 por cento em 2015.

O Partido Democrata e os oposicionistas Liberal Democrático e Komei assinaram o acordo na noite de sexta-feira, durante uma reunião em nível de trabalho para discutir emendas nos projetos de lei.

Os 3 partidos assinaram também documentos confirmando que vão efetuar consultas sobre a reforma do sistema de pensão assim como o de saúde para pessoas com 75 anos ou mais de idade, para poder chegar a um acordo trilateral.

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, planeja obter o consenso do Partido Democrata em relação à legislação antes de colocá-la em votação na Câmara Baixa. Ele espera que a votação seja realizada antes do encerramento da atual sessão do Parlamento, programado para quinta-feira.

Líderes empresariais do Japão elogiaram o acordo entre o partido governista e principais siglas de oposição. Hiromasa Yonekura, presidente da Federação de Negócios do Japão, Keidanren, disse em um comunicado no sábado que espera que os projetos de lei relacionados sejam aprovados logo durante a atual sessão do Parlamento, e que benefícios sociais sejam oferecidos de uma forma mais eficiente.

Um comentário: