segunda-feira, 11 de junho de 2012

Hillary Clinton deve participar de encontro em Tóquio sobre reconstrução afegã

A secretária de Estado norte-americano, Hillary Clinton, deve participar de uma conferência internacional promovida pelo governo japonês sobre a reconstrução afegã.

Setenta países e organizações vão participar do encontro, que ocorrerá em Tóquio, no dia 8 de julho. O Japão deseja alcançar cooperação com os Estados Unidos para a criação de um mecanismo internacional dedicado ao crescimento sustentável do Afeganistão. O ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Koichiro Gemba, que será o presidente do encontro, havia solicitado a Hillary Clinton que participasse.

Tropas da Otan presentes no Afeganistão planejam transferir as responsabilidades pela segurança a forças afegãs, retirando-se militarmente do país até 2014.

No encontro, espera-se que Gemba peça às nações participantes que anunciem planos concretos de ajuda ao país, tendo como base a estratégia de desenvolvimento de longo prazo do governo afegão.

O Japão enfrenta o desafio de garantir que a comunidade internacional dê apoio financeiro suficiente, já que muitos países estão passando por dificuldades ao lidar com os impactos da crise da dívida europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário