segunda-feira, 11 de junho de 2012

Governo japonês poderá autorizar reinício de funcionamento da usina nuclear de Ooi

Espera-se que o governo japonês autorize no próximo sábado o reinício do funcionamento da usina nuclear de Ooi, que fica na província de Fukui, no centro do Japão.

A autorização se seguiria à aprovação pelo comitê de segurança nuclear da província de Fukui, no domingo passado, de um relatório que atesta a segurança dos reatores 3 e 4 do complexo. Nesta segunda-feira, o documento foi submetido à apreciação do governador da província, Issei Nishikawa, que então inspecionará a usina e tomará a decisão a respeito de um reinício do funcionamento dos reatores.

Uma vez que o governador aprove o relatório, o primeiro-ministro japonês Yoshihiko Noda se reunirá, ainda no sábado, para uma decisão oficial sobre o assunto, com o secretário-chefe do Gabinete, Osamu Fujimura, e com os ministros da Economia e Comércio, Yukio Edano, e da Crise Nuclear, Goshi Hosono.

O governo japonês havia anunciado que intensificará o monitoramento da usina nuclear de Oi. O plano é ampliar o sistema de videoconferência que interliga a Companhia de Energia Elétrica de Kansai - administradora do complexo - com a própria usina, passando a incluir também o Escritório do Primeiro-Ministro e a Agência de Segurança Industrial e Nuclear do Japão.

Um painel focado em energia e composto pelos governos municipal e provincial de Osaka publicou no sábado uma declaração pedindo que o funcionamento da usina de Ooi seja suspenso novamente depois que a demanda de energia retorne aos níveis normais após o verão.

O primeiro-ministro Noda disse, em seu discurso no domingo, que a retomada do funcionamento não deve ser limitada apenas ao verão. Ele declarou que a sociedade japonesa não tem condições de manter todos os reatores nucleares desligados, sugerindo que os outros reatores sejam religados uma vez que sua segurança seja avaliada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário