sexta-feira, 29 de junho de 2012

EUA notificam oficialmente envio de aviões Osprey ao Japão

Os Estados Unidos notificaram oficialmente o Japão no que diz respeito ao plano de envio de aviões avançados, porém polêmicos, à província de Okinawa, no sul do Japão.

O Departamento da Defesa disse, em uma declaração divulgada na sexta-feira, que aeronaves de transporte Osprey MV22, de motor inclinado, substituirão os helicópteros da base americana dos fuzileiros navais de Futenma.

Os fuzileiros navais não estão realizando voos de teste com os aviões Osprey no Japão em vista das preocupações do pessoal local acerca da sua segurança. No mês de abril, uma aeronave desse tipo se envolveu em um acidente fatal em Marrocos e vários outros ocorreram em localidades fora do Japão.

O voos de teste deverão continuar suspensos até os Estados Unidos apresentarem os resultados das investigações dos acidentes, o que está programado a acontecer no mês de agosto.

Contudo, os Estados Unidos rejeitaram o pedido do Japão para prorrogar a notificação do envio, dizendo que o acidente de Marrocos foi causado por erro humano, e não por problemas mecânicos.

No entanto, Hirokazu Nakaima, governador de Okinawa, reiterou sua posição contrária ao envio de aviões Osprey em sua província.

Nenhum comentário:

Postar um comentário