sexta-feira, 29 de junho de 2012

EUA excluem China e Cingapura de sanções contra Irã

Os Estados Unidos excluíram a China e Cingapura de sanções, que têm como alvo instituições financeiras de países que importam petróleo do Irã.

A secretária de Estado do governo americano, Hillary Clinton, anunciou a decisão na quinta-feira. Ela afirmou que os dois países foram excluídos porque reduziram significativamente o volume de petróleo que importam do Irã.

Os Estados Unidos aprovaram uma lei no ano passado, que impõe penas às instituições financeiras estrangeiras que fazem negócios com o banco central iraniano. A lei entrou em vigor na quinta-feira. O objetivo é pressionar o Irã para que abandone o suposto desenvolvimento de armas nucleares, por meio da diminuição das arrecadações provenientes da venda do petróleo.

Com a isenção oferecida à China e Cingapura, 20 economias, entre elas os países da União Europeia e o Japão, fazem parte da lista de nações excluídas da medida. A administração americana diz que vai continuar a monitorar as importações do petróleo iraniano, e analisar a exclusão a cada 6 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário