sexta-feira, 29 de junho de 2012

Empresa estuda maneira de extrair metais terras raras do leito oceânico

Uma empresa japonesa de exploração de recursos marítimos diz que quer iniciar, o mais cedo possível, a atividade de extração de lodo do leito oceânico na zona econômica exclusiva do Japão, no Oceano Pacífico. O lodo contém metais terras raras, considerados como recurso chave para a indústria de alta tecnologia.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Tóquio anunciou, na quinta-feira, que tinha encontrado grandes reservas de metais terras raras nas proximidades da Ilha de Minami-Torishima, a uma profundidade de 5.600 metros. A ilha se localiza a aproximadamente 2 mil quilômetros a sudeste de Tóquio.

Os cientistas estimam que o lodo contenha cerca de 6,8 milhões de toneladas deste tipo de metal. A quantidade é suficiente para atender ao consumo do Japão por mais de 220 anos.

A empresa, com sede em Tóquio, se juntou ao grupo de pesquisadores da universidade. Engenheiros planejam introduzir tubos a partir de um navio até o leito oceânico. Será injetado ar por meio destes tubos para trazer lodo à superfície. Um método similar é utilizado para extrair petróleo do leito oceânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário