quarta-feira, 27 de junho de 2012

Burocratas norte-coreanos são treinados na China

A NHK soube que cerca de 200 burocratas norte-coreanos, encarregados do setor de economia, receberam treinamento na China, desde dezembro do ano passado.

Fontes chinesas e norte-coreanas disseram à NHK que os estagiários são funcionários de alto nível dos departamentos setoriais norte-coreanos tanto no governo central como em administrações locais. Pelo sistema rotativo, grupos de 20 a 30 funcionários participaram de duas semanas de treinamento na China.

Na primeira metade do programa, os estagiários frequentam conferências em universidades e instituições de treinamento de quadros do Partido Comunista. As conferências, dadas por especialistas chineses, dizem respeito às reformas na China e política de portas abertas, bem como intercâmbios econômicos com outros países.

A segunda metade do programa é de uma turnê por Xangai e pela cidade sulina de nome Shenzhen. Todas as despesas de treinamento são pagas pelo governo chinês.

A liderança norte-coreana segue com sua política de ênfase ao setor militar. Mas também vê a reconstrução econômica como uma tarefa urgente. O programa de treinamento em grande escala pode ser visto como produto do acordo entre a necessidade norte-coreana de treinar pessoal encarregado da política econômica e do desejo da China de ver uma estabilização do regime norte-coreano através de uma reforma promovida moderadamente, e também a abertura do país para o mundo.

Um comentário: