quarta-feira, 27 de junho de 2012

Autoridades afegãs pedem ao Talibã que participe de negociações de paz

Um conselheiro do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu ao Talibã, durante uma conferência realizada em Kyoto, no Japão, que participe de conversações de paz.

O encontro, ocorrido na quarta-feira, contou com a participação de autoridades de alto escalão do governo afegão e de membros do Talibã. O encontro foi organizado pela Universidade Doshisha com o intuito de dar aos dois lados a chance de trocar seus pontos de vista e também de promover reconciliação.

Mohammad Masoon Stanekzai, o conselheiro da área de segurança do presidente Karzai, disse que os dois lados precisam estar comprometidos com a prevenção de que o país não volte a um estado de guerra civil. Ele também enfatizou a necessidade de um processo de paz que inclua todas as partes.

No entanto, um membro de alto escalão do Talibã, Din Mohammad, disse que o grupo não vai se sentar à mesa de negociações até que as tropas dos Estados Unidos e de outros países tenham deixado o Afeganistão.

Os organizadores da Universidade Doshisha disseram que a conferência foi a primeira do tipo a incluir um alto membro do grupo Talibã. O encontro acontece em antecipação a uma conferência internacional de apoio ao Afeganistão que será realizada no dia 8 de julho em Tóquio.

Um comentário: