quarta-feira, 27 de junho de 2012

Acionistas da Tepco aprovam plano de recebimento de fundos públicos

Acionistas da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, a Tepco, aceitaram uma proposta da empresa de recebimento de bilhões de dólares em fundos públicos para a reconstrução de suas finanças.

A decisão, que foi tomada durante um encontro anual de acionistas da Tepco realizado na quarta-feira, formaliza um plano que busca colocar a companhia sob controle estatal. O plano requisita ao governo central que adquira uma fatia de até 75% da empresa em troca da injeção de aproximadamente 12 bilhões de dólares em fundos públicos.

A ajuda é vista como um passo fundamental para os procedimentos de compensação aos moradores locais afetados pela crise na usina nuclear Fukushima 1, que pertence à Tepco.

A companhia também decidiu trocar os seus mais altos executivos. O presidente do Conselho de Diretoria, Tsunehisa Katsumata, e o presidente da companhia, Toshio Nishizawa, abriram mão de seus cargos como uma forma de tomar parte da responsabilidade sobre o gerenciamento. Uma grande parte dos novos diretores que estão sendo apontados não faz parte da companhia.

Com todas as suas propostas recebendo o apoio dos acionistas, a Tepco vai começar a criar planos específicos de reestruturação. Como principal acionista a partir de agora, o governo vai passar a ter maior influência sobre como a companhia vai se reestruturar e compensar as pessoas afetadas pelo acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário