quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ex-líder do partido situacionista e premiê japonês permanecem divididos quanto ao aumento do imposto sobre consumo

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, e um influente ex-líder do partido governista, o Democrata, permanecem divididos no tocante ao plano de aumento do imposto sobre consumo.

O premiê se encontrou com o ex-líder do partido, na quarta-feira, na esperança de conseguir seu apoio para o plano, mas não conseguiu persuadir Ichiro Ozawa.

Noda buscava conseguir o apoio de Ozawa para fazer aprovar um projeto de lei sobre o imposto antes do término da atual sessão parlamentar, que deverá acontecer no mês que vem.

Ozawa disse que existem outras coisas prioritárias desejadas pelo povo, antes do governo solicitar um aumento do peso tributário com uma importante elevação do imposto sobre consumo.

O premiê Noda pôs em jogo sua carreira política na questão do aumento do imposto. Ele deseja que o nível seja o dobro do atual, ou seja, passe para 10% até o ano 2015, para cobrir os crescentes custos da seguridade social.

Ozawa lidera a maior facção política dentro do partido governista, e assim o seu apoio é crucial.

Noda disse à imprensa, depois da reunião, que ele e Ozawa permanecem divididos quanto à época de emissão do aumento do imposto.

Ozawa disse que ele e o premiê discutiram francamente a questão e que ele está disposto a realizar outro encontro, caso seja solicitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário